Encontro Nacional de Tocadores de Concertina em Ponte de Lima

08 Maio 2015
Realiza-se este fim de semana em Ponte de Lima o Encontro Nacional de Tocadores de Concertina.

A iniciativa organizada em parceria entre o Inatel e o Município de Ponte de Lima, já recebeu cerca de 560 participantes. DESAFIOS - Encontro Nacional de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio propõe, na sua edição de 2015, um programa diversificado ao longo de todo o fim de semana, com uma componente expositiva e de conversa aberta sobre os principais agentes e protagonistas desta manifestação cultural. Com o objetivo de reabilitar esta prática e de recentrar o papel da concertina e dos cantares ao desafio nas manifestações populares, a INATEL promoveu em 1996, no Castelo de Santiago da Barra (Viana do Castelo), um primeiro convívio que contou com a participação de cerca 40 tocadores e cantadores.

Este primeiro encontro deu o impulso definitivo a um movimento de redescoberta da concertina e à difusão por todo o país de encontros regionais de tocadores que se caracterizam, atualmente, pela participação e envolvimento de milhares de pessoas de diferentes escalões etários e sociais. Esta iniciativa, para além de evocar os 19 anos do primeiro encontro, realizado em Viana do Castelo, assinala as comemorações dos 80 anos de atividade da INATEL.

Consulte o programa em: http://issuu.com/municipiopontedelima/docs/panfleto_desafios