Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima Exposição Máscaras de Carnaval até 31 de março

13 Março 2015
Multicoloridas, divertidas, pequenas, grandes, redondas, ovais, narizes, bigodes ou outros adereços de disfarce, são atualmente as grandes atrações do Museu do Brinquedo português de Ponte de Lima.

Trata-se da mais recente exposição temporária do Museu do Brinquedo Português, sobre Máscaras de Carnaval, patente ao público até 31 de março.

Tradicionalmente as máscaras eram feitas com os materiais próprios da região como madeira, cortiça, couro, vime, palha ou latão (este último material não existia na natureza mas era utilizado nos ofícios tradicionais de latoaria).

Nesta mostra de máscaras e adereços de carnaval nacionais e estrangeiros dos colecionadores Carlos Anjos, Carlos Magalhães e do Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima, patenteiam-se sobretudo objetos de papel gessado e de plástico, mas também de tela, papel e outros materiais.

Em Portugal o fabrico de máscaras em pasta de papel gessado terá começado no início do século passado e em plástico a partir de meados do mesmo século, senão antes como é o caso de artigos em celuloide. Segundo o arquiteto Fernando Lanhas, na freguesia de Cedofeita, no Porto, entre 1930 e 1940, um fabricante de nome Vieira, conhecido por "Judeu", fazia máscaras de Carnaval e carrancas para feiras.ão

A mostra apresenta ainda instrumentos ou aparatos sonoros, ligados ao ritual melódico do carnaval, como apitos, relas, cornetas, bombos e pandeiretas e outros instrumentos de percussão, feitos em diferentes materiais como a madeira e o plástico. Acrescem também foguetes luminosos, estalinhos, confettis e serpentinas, fatos de carnaval, revólveres e coldres, espingardas de pau, bem como as bisnagas aspersoras tão características das brincadeiras infantis carnavalescas.