Município de Ponte de Lima Comemorou 890 anos

Autarquia
05 Março 2015
O Dia de Ponte de Lima, 4 de março, foi comemorado ao longo do dia, com destaque para a colocação de uma coroa de Flores, junto à Estatua da D. Teresa, a Rainha, que no dia 4 de março de 1125, outorgou o Foral de Vila a Ponte de Lima.

Este momento simbólico contou com a presença dos mais jovens, nomeadamente de duas turmas da Eb 1 de Ponte de Lima, cinco turmas do Jardim de Infância de Ponte de Lima e uma turma do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia.

Na Torre da Cadeia Velha foi inaugurada a exposição "Presença Franciscana no Caminho de Santiago" da Fundação Caminho Português de Santiago. É uma mostra de fotografia e pintura, de diversos autores Rafael Úbeda; Puri Del Palacio; Alex Vázquez e o fotógrafo Xulio Gil.

A mostra de fotografia apresenta imagens de Santiago de Compostela; Pontevedra; Tui; Ponte de Lima, Barcelos e Porto. A exposição "Presença Franciscana no Caminho de Santiago" contínua patente na Torre da Cadeia Velha até 11 de abril.

A cerimónia oficial realizou-se no Teatro Diogo Bernardes e inclui a apresentação pública do livro "Rio Lima: Memórias de um rio Mítico", pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Brochado de Almeida. A obra que se apresenta em dois em dois volumes, com maior recurso à fotografia e à reprodução de gravuras, expõe um extenso estudo sobre o curso de água que banha Ponte de Lima e que deu nome, juntamente com a ponte romana e medieval, à localidade e ao concelho, sobretudo, no referente à respetiva bacia hidrográfica em território português.

No discurso oficial do Dia de Ponte de Lima, Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal enalteceu as relações transfronteiriças com a vizinha Galiza: "As relações transfronteiriças têm que ser, nos dias que correm, consideradas capitais para o desenvolvimento das nossas regiões e as que estabelecemos de maneira extremamente privilegiada com municípios galegos têm dado imensos frutos, como a participação em feiras temáticas, com destaque para a gastronomia e para outras ligadas aos sectores turístico e cultural."

No que se refere a projetos futuros, o autarca anunciou que ".. 2015 será mais um ano em que iremos abrir e inaugurar equipamentos que sabermos irão fazer esse papel de atração, na continuidade de uma política de investimentos séria, ponderada e sempre com um horizonte num futuro promissor em que acreditamos, como verdadeiros homens e mulheres dedicados às comunidades que nos escolheram para gerir o futuro dos seus territórios. Para muito breve está prevista a inauguração do Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima, que permitirá um melhor conhecimento do desenvolvimento do concelho e a sua participação ativa em vários conflitos do passado."

A cerimónia oficial do Dia de Ponte de Lima contou ainda com a presença do Violoncelista Diogo Penha. O jovem músico limiano tem participado em vários projetos, quer a solo quer em conjunto com outros artistas, pelo que o seu trabalho passa pelos mais variados estilos musicais. De referir ainda que é artista convidado da banda portuguesa Moonspell, desde há três anos, para espetáculos de grande dimensão nacional e apresentações internacionais.