IV Festival do Bacalhau em Ponte de Lima

03 Março 2015
Ponte de Lima viveu mais um fim de semana de intensa atividade gastronómica, com o IV Festival de Bacalhau que decorreu na Expolima, por onde passaram milhares de visitantes.

O bacalhau foi rei, registando-se um volume de negócios significativo, entre a venda de bacalhau seco e o que se consumiu nos restaurantes presentes no Festival e nos restaurantes aderentes ao projeto "Em época Baixa Ponte de Lima em Alta".

O Festival do Bacalhau relança uma iguaria gastronómica emblemática da região, um prato típico nas feiras quinzenais, o bacalhau de cebolada, servido ainda nos dias de hoje nas tabernas e nos restaurantes do concelho de Ponte de Lima, contribuindo para o aumento de turistas, com especial destaque para os espanhóis da vizinha Galiza.

Através da dinamização de eventos gastronómicos, Ponte de Lima afirma-se no panorama gastronómico regional, onde a gastronomia ocupa um lugar de destaque incontornável na economia local. Desta forma, "Ponte de Lima mantém-se em alta a promover as suas potencialidades turísticas, valorizando o melhor que tem, os seus produtos locais", afirmou o Presidente da Câmara Municipal Eng. Victor Mendes, na abertura oficial do evento.

Por sua vez, o Diretor Regional de Agricultura e Pesca do Norte, Manuel José Serra de Sousa Cardoso, considerou que estas feiras "proporcionam uma oportunidade de negócio, em época baixa", realçando a estratégia do Município no sentido de dinamizar o tecido social e empresarial do concelho.

O projeto "Em Época Baixa Ponte de Lima em Alta" iniciou-se no último fim de semana de janeiro, prolongando-se até 22 de março com outra iguaria gastronómica: o II Festival da Lampreia e da Doçaria.