Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

4 de Março – Dia de Ponte de Lima | Comemorações na Torre da Cadeia Velha e no Teatro Diogo Bernardes

Autarquia
03 Março 2015
A 4 de Março de 1125 a Rainha D. Teresa outorgou o Foral a Ponte de Lima. Aconteceu há 890 anos. As comemorações do Dia de Ponte de Lima realizam-se amanhã, quarta-feira, a partir das 17 horas, na Torre da Cadeia Velha, onde vai ser inaugurada a ...

A 4 de Março de 1125 a Rainha D. Teresa outorgou o Foral a Ponte de Lima. Aconteceu há 890 anos. As comemorações do Dia de Ponte de Lima realizam-se amanhã, quarta-feira, a partir das 17 horas, na Torre da Cadeia Velha, onde vai ser inaugurada a exposição "Presença Franciscana no Caminho de Santiago" da Fundação Caminho Português de Santiago.

Segue-se no Teatro Diogo Bernardes, às 18 horas a cerimónia oficial do Dia de Ponte de Lima, durante a qual será apresentado o livro "Rio Lima: Memórias de um rio Mítico", pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Brochado de Almeida.

A obra, em dois volumes, com 288 e 328 páginas, apresenta um extenso estudo sobre o curso de água que banha Ponte de Lima e que deu nome, juntamente com a ponte romana e medieval, à localidade e ao concelho, sobretudo, no referente à respetiva bacia hidrográfica em território português.

A ilustração, com maior recurso à fotografia e à reprodução de gravuras, marca todo o trabalho, sendo o responsável pelas fotografias Amândio de Sousa Vieira e o coordenador editorial Ovídio de Sousa Vieira.
Em termos de conteúdo, o primeiro volume reúne o estudo da responsabilidade do coordenador geral da obra e de Pedro Miguel D. Brochado de Almeida, com o título genérico "Era Uma Vez Um Rio".

No que concerne ao segundo volume, os distintos capítulos abordam as seguintes temáticas: "A Ocupação Romana da Bacia do Lima", por Marta Miranda Marques, "De Feligreses a Paroquianos: A Formação do Território Paroquial no Vale do Lima", por Cláudio Laranjeira Brochado, "A Biodiversidade da Bacia Hidrográfica do Lima", por Ana Luísa Luciano, "A Região Limiana no Contexto da Guerra da Sucessão de Espanha (1701-1714)", por Jorge Filipe Pereira de Araújo, "A Primordialidade dos Sistemas de Moagem na Região do Lima: Origens, Rupturas e Continuidades", por Mário Carlos de Sousa Gonçalves, "Santuários da Ribeira Lima", por José Velho Dantas, "A Agricultura na Bacia do Lima Segundo as Memórias Paroquiais de 1758", por João Miguel Matos Soares e "Espaços de Cultura do Século XIX ao XXI na Ribeira Lima", por Sandra Rodrigues.

Convite

Voltar
 
- <