IV Festival do Bacalhau em Ponte de Lima | 28 de fevereiro a 1 de março

24 Fevereiro 2015
No próximo fim-de-semana, de 27 de fevereiro a 1 de março, a Vila Mais Antiga de Portugal promove mais um evento gastronómico de referência, o Festival do Bacalhau. A inauguração do evento está agendada para as 18 horas de sexta-feira e contará com a presença do Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel José Serra de Sousa Cardoso.

A aposta no turismo gastronómico continua a ser uma das principais atrações ao concelho Limiano, promovendo-se neste evento uma iguaria muito conhecida o Bacalhau de Cebolada.

Trata-se de um prato típico nas feiras quinzenais de Ponte de Lima que ainda subsiste nas tabernas e nos restaurantes da vila. O fim-de-semana do Festival do Bacalhau pretende fortalecer e manter este pitéu gastronómico, oferecendo a todos os visitantes a oportunidade de degustar o sabor autêntico do bacalhau, envolvido por um molho divinal que dá à cebolada um gosto inconfundível. Se a estes atributos juntarmos os magníficos loureiros da região, encontramos um casamento perfeito entre o vinho e a comida.

A par da degustação, o fiel amigo está representado na feira, através de expositores, que apresentam um conjunto de espécies variadíssimas de Bacalhau, de alta qualidade, nomeadamente o Bacalhau Salgado Seco de origem Noruega e Islândia, assim como Bacalhau Demolhado Ultracongelado e Derivados de Bacalhau.

Integrado no projeto "Em época baixa, Ponte de Lima em Alta" o Festival do Bacalhau realiza-se na Expolima, com a participação de três restaurantes, no recinto da feira, e dos restantes restaurantes do concelho que aderiram a esta iniciativa, artesãos, expositores.

O programa do Festival do Bacalhau destaca diversos momentos gastronómicos com referência para os Showcookings dirigidos a pequenos e graúdos. Assim, no sábado às 15h00 realiza-se a II edição do Workshop Infantil denominado "Mini Chefs - Chocolate".

A 1ª Masterchef Portuguesa Lígia Santos vai realizar dois Showcookings, o primeiro às 17h30, com a receita "Lascas de Bacalhau com batatas aromáticas e crocante de Broa" e o segundo às 19h00 com a receita "Arroz cremoso de Bacalhau e pimentos vermelhos".

No domingo, às 15h30 a Chef Cidália Vaz promove o Showcooking sobre "Entradas e acepipes de Bacalhau".

Será também um fim-de-semana de animação com os grupos de música popular, nomeadamente o Grupo de Santo André de Vitorino dos Piães; Associação Cultural e Recreativa Freixoense; Concertinas e Cantares ao Desafio com Augusto Canário, Cândido Miranda, Vanessa Teixeira e Rui Jaco, com os sons alegres da tradição minhota.