Prémio “Excelência Energético-ambiental” | Feira do Ambiente e Energia em Ponte de Lima de 20 a 22 de fevereiro

16 Fevereiro 2015
O Município de Ponte de Lima foi premiado como um exemplo de excelência ao nível da implementação de boas práticas energético-ambientais.

O prémio "Excelência Energético-Ambiental", iniciativa da AREA Alto Minho - Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho, visa reconhecer um conjunto de organizações públicas e privadas, que se destacam pelos resultados obtidos ao nível da implementação de projetos ou ações que mostrem o desenvolvimento sustentável do Alto Minho através da adoção de boas-práticas energético-ambientais.

O Município de Ponte de Lima recebeu o galardão referente à categoria 3. Sensibilização energético-ambiental, pela organização da Feira do Ambiente e Energia, um evento anual, aberto à população em geral e que apresenta um conjunto de ofertas subordinadas às temáticas "Ambiente" e "Energia", nomeadamente ateliês pedagógicos, atividades lúdicas e uma mostra tecnológica.

Promovida pelo Município de Ponte de Lima em parceria com a Associação Empresarial, Área Alto Minho e Ancoreventos, a edição 2015 da Feira do Ambiente e Energia realiza-se nos próximos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, na Expolima e tem como lema sensibilizar a comunidade para a importância da redução do consumo energético, mostrando marcas nacionais e internacionais que apostam em opções energeticamente mais eficientes, aconselhando que tipo de comportamentos deve adotar no dia-a-dia.

O evento destina-se a toda a comunidade, em especial aos consumidores domésticos, e à comunidade escolar, contudo este evento não deixa de ter relevância para os profissionais do setor da Eficiência Energética, Arquitetos, Construtores civis, profissionais do setor do Ambiente, Gestores e Técnicos da Administração Pública Central, Regional e Local, Técnicos das Agências de Energia, sendo o evento de entrada gratuita.

Durante a feira vão decorrer diversas ações como o concurso da "Melhor Frase sobre Ambiente e/ou Energia" em colaboração com as escolas de Ponte de Lima e dos concelhos vizinhos; a Campanha de Troca de Lâmpadas; o Conservar com Justiça; Ori Foto Race Urbano e o Vaivém Oceanário, projeto de Educação Ambiental em Movimento.
Com o Vaivém Oceanário e a sua equipa de educadores marinhos, os "marinheiros" de palmo e meio do ensino pré-escolar, 1º e 2º Ciclos, vão poder conhecer o novo mapa através de uma viagem por diferentes ecossistemas marinhos, onde vão descobrir as espécies que habitam no novo território nacional.

Já os participantes do 3º ciclo, secundário e público em geral, vão participar em atividades relacionadas com a "economia azul", explorando os mais diversos bens e serviços que os oceanos fornecem, bem como o valor que têm para o planeta e para todos nós.
A IV Feira do Ambiente e Energia de Ponte de Lima abre às 18 horas do dia 20 e prolonga-se até ao domingo 22 de fevereiro, na Expolima em Ponte de Lima.