Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Congresso Mundial World Urban Parks em Ponte de Lima | 26 a 30 de maio

Ambiente
13 Fevereiro 2015
Ponte de Lima recebe o Congresso Mundial da World Urban Parks e o 9º Congresso Ibero-Americano de Parques e Jardins Públicos de 26 a 30 de maio, evento internacional que acontece durante a semana de inauguração do 11º Festival Internacional de ....
Ponte de Lima recebe o Congresso Mundial da World Urban Parks e o 9º Congresso Ibero-Americano de Parques e Jardins Públicos de 26 a 30 de maio, evento internacional que acontece durante a semana de inauguração do 11º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima.

O Congresso Mundial da World Urban Parks resulta de uma parceria entre a IFPRA - International Federation of Parks and Recreation Administration, uma organização mundial e a PARJAP - Associação Espanhola de Parques e Jardins Públicos, que realiza o seu 9º Congresso Ibero-Americano de Parques e Jardins Públicos, realizando-se assim um único Congresso. Será ainda inaugurado o 11º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima e lançada a 1ª Feira de Espaços Verdes de Ponte de Lima.

Sendo Ponte de Lima uma referência a nível nacional e internacional no que respeita à singularidade e qualidade dos espaços verdes, é com orgulho que iremos acolher o nascimento da World Urban Parks, momento este que se traduz na transição da IFPRA para uma organização mundial de espaços verdes urbanos, que manterá como missão o contributo para um desenvolvimento mais harmonioso do território.

A realização do Congresso Mundial da World Urban Parks em 2015 em Ponte de Lima, surgiu de uma candidatura apresentada pelo Município, durante a reunião anual dos Comissários da Europa, que decorreu em Turim e à qual concorreu também a cidade italiana de Milão.

Na apresentação pública do evento, que decorreu esta tarde na Câmara Municipal de Ponte de Lima, o Arquiteto Manuel Sousa, Comissário Português da IFPRA, realçou a importância do Congresso, destacando a confirmação do 1º Ministro da Guiné Bissau. Manuel Sousa revelou ainda as múltiplas ações que vão decorrer, destacando as temáticas do programa nomeadamente "a Conceção Inteligente; a Manutenção Inteligente e a Promoção Inteligente, bem como a presença de 7 congressistas convidados e a apresentação de 30 papers."

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes, reforçou a presença de especialistas de todo o mundo, considerando que Ponte de Lima será a "Capital do mundo no que aos jardins e espaços verdes diz respeito". O autarca referiu ainda que o Congresso terá o Alto Patrocínio do Presidente da República, do 1º Ministro, Vice-1º Ministro e do Ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território, considerando que estão "reunidas as condições para que este evento a decorrer em Ponte de Lima de 26 a 30 de maio, dignifique Ponte de Lima, a região e o País".

A candidatura de Ponte de Lima constou de uma apresentação detalhada da Vila Mais Antiga de Portugal, nomeadamente, do seu posicionamento geográfico, do seu percurso no setor dos espaços verdes, do Festival Internacional de Jardins; da Área Protegida, verdadeiro santuário natural de espécies vegetais e animais e do empenho e da vontade em acolher este evento em Portugal, mais concretamente em Ponte de Lima.

Desde 2005 que Ponte de Lima realiza anualmente o Festival Internacional de Jardins, iniciativa inédita em Portugal e que vem ao encontro de políticas ambientais e paisagistas que a Vila tanto privilegia.

A Vila Mais Antiga de Portugal apresenta-se como um destino privilegiado de milhares de amantes dos jardins e da arte a estes associada, fazendo deste evento palco distinto de comunicação para questões globais, nomeadamente, do ambiente da sociedade.

A motivação para reforçar esta imagem aumenta, captando o maior número possível de visitantes, favorecendo a economia local, mas também fazendo de Ponte de Lima mesa de debate sobre as questões relacionadas com os espaços verdes e ajardinados.

Voltar
 
- <