Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o projeto de Beneficiação e Recuperação do Açude de Ponte de Lima

Autarquia
13 Fevereiro 2015
No âmbito do projeto de Beneficiação e Recuperação Ambiental a implementar nas margens do Rio Lima, a Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a Reconstrução do Açude no Rio Lima.

A intervenção visa encontrar uma solução que possa garantir a recuperação estrutural e hidráulica do Açude, bem como proporcionar condições de escoamento dos caudais sobre o açude semelhantes às que atualmente se verificam.

Esta ação justifica-se face ao estado de degradação que se tem vindo a assinalar e de acordo com avaliação efetuada pelo ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, está associado aos regimes de caudais que galgam o açude, de grande variabilidade, o que provocou um ligeiro abaixamento da crista do açude.

A reconstrução preconiza ainda a introdução de uma rampa a jusante, de forma a naturalizar uma passagem de peixes em rampa, eventualmente com a inserção de pequenos obstáculos, garantindo-se um escoamento semelhante ao que atualmente se produz. De acordo com as orientações do ICNF, esta passagem deverá abranger toda a largura do rio, ou pelo menos parte significativa da sua largura, em função do caudal mínimo de dimensionamento.