Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

B Fachada - 7 de Fevereiro - 21h30 | Teatro Diogo Bernardes

Cultura
05 Fevereiro 2015
No próximo fim-de-semana, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, mais precisamente na noite de 7 de Fevereiro, às 21h30, haverá lugar de novo para a música com B Fachada.
No próximo fim-de-semana, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, mais precisamente na noite de 7 de Fevereiro, às 21h30, haverá lugar de novo para a música com B Fachada.

B Fachada é um autor e intérprete que já não precisará de grandes apresentações, dono de uma discografia já muito considerável e aclamada, é uma das figuras cimeiras da canção lusófona contemporânea. Cumpriu em 2013 um ano sabático, descansando da produção de discos e dos concertos ao vivo, após o ritmo fulgurante de 2 edições por ano e estrada incessante de lés-a-lés do país, que o impôs como uma das vozes mais ouvidas e seguidas da sua geração. Regressou aos concertos no último dia 24 de Abril, apresentando-se entre os músicos que assinalaram na Praça do Comércio, em Lisboa, os 40 anos do 25 de Abril. No dia seguinte, juntamente com Francisca Cortesão e João Correia, esteve no Lux, também na capital portuguesa, a tocar 'Os Sobreviventes' de Sérgio Godinho. Mais concertos se seguiram e novas canções entusiasmaram os fãs, sucedendo este Verão o lançamento de novo disco homónimo, 'B Fachada', disponível exclusivamente em formato digital no seu Bandcamp, Actualmente o cantor e compositor considera o Bandcamp a plataforma ideal para a gestão do seu património.

"Obrigado a todos os que ajudaram, a todos os que ouviram e a todos os que lá foram passar uma vista de olhos. É muito difícil voltar a acreditar que a música deve existir num objeto de plástico: esta existência no éter parece até ajustar-se melhor à própria natureza da Canção.

Abusem dos discos. Nunca a música foi mais nossa; esperam-nos muitas canções, sem intermediários, sem complicações e sem segredos: tudo à mostra para ser ouvido e partilhado, e este vosso amigo (e não outro) sempre do outro lado da linha, a ler-vos os cumprimentos e a seguir-vos o rasto".

Há alguns anos ninguém lhe sabia o nome, mas B Fachada, (Queluz, 1984), já se torna claro para muita gente (mesmo que não unânime - como sempre, com os grandes) que é o maior escritor de canções português da sua geração. Desde João Peste ou Variações que não havia esta vibrância e frescura que só quem canta com a verdade na voz consegue comunicar, ainda mais potente pelo deserto temporal e artístico que separa a década de 80 a 2010 neste campo de actividade artística.

B Fachada já colaborou com um número e diversidade impressionante de músicos. Fez tarefas de músico e co-produtor com os Diabo na Cruz. Com Walter Benjamin, aprendeu sobre arranjos e trabalho de estúdio. Aproximou-se e colaborou com o centro de operações da Flor Caveira, e Sérgio Godinho cantou consigo a sua música "As canções do Sérgio Godinho", original de ‘Há Festa na Moradia', tendo partilhado palco numa actuação conjunta num Cinema São Jorge esgotado no Festival Super Bock em Stock. Fez também produção de vozes no primeiro disco da cantora Márcia, e colaborou com o artista norueguês My Little Pony. Cantou uma marcha revolucionária de Fernando Lopes Graça com Pedro Abrunhosa, no Musicbox, e partilhou um microfone em dueto com Vitorino, acompanhado pelo Real Combo Lisbonense. O seu disco de canções para crianças conta com a colaboração de Lula Pena numa canção composta para a cantora e guitarrista.

Os bilhetes encontram-se à venda no Teatro Diogo Bernardes e todas as informações podem ser obtidas pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.

Voltar
 
- <