Secretário de Estado do Ambiente Inaugurou a ETAR da Gemieira em Ponte de Lima

03 Fevereiro 2015

O Secretário de Estado do Ambiente, Dr. Paulo Lemos presidiu à inauguração oficial da ETAR da Gemieira, equipamento que resultou num investimento no valor de 610.962,00 € promovido pelo Município e financiado pelo POVT através do Fundo de Coesão, com uma comparticipação de 462.636,00€, implicou o redimensionamento/reestruturação da ETAR da Gemieira permitindo dessa forma o funcionamento em pleno da rede em baixa existente de saneamento de águas residuais de áreas não servidas pelos concessionários da alta.

À ETAR de Gemieira afluíam as águas residuais da rede da freguesia da Gandra e de alguns lugares das freguesias da Gemieira e de Santa Cruz do Lima, bem como, as águas residuais produzidas no Parque Industrial da Gemieira.
Tendo em conta as necessidades atuais e os cenários futuros com base num planeamento sustentado dos investimentos municipais, o Município avançou com a realização das obras para a ampliação da ETAR da Gemieira, permitindo desta forma à ETAR ter uma capacidade hidráulica e de tratamento que permite fazer face aos caudais e cargas futuras (3043 habitantes).

Assinalando este dia como muito importante, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Engº Victor Mendes considerou que "estamos a cumprir os nossos objetivos na melhoria da qualidade de vida das populações".

Por sua vez, o Secretário de Estado do Ambiente, Dr. Paulo Lemos, felicitou o Município de Ponte de Lima pela obra "que qualifica o concelho e que demonstra a preocupação do Município nas causas ambientais".

A rede de saneamento existente (Gemieira, Pólo Industrial da Gemieira, Gandra e Santa Cruz) irá poder funcionar em pleno, aumentando dessa forma em 3,12% o nível de atendimento da população do concelho com claros contributos para o alcance dos objetivos do PEAASAR.

De referir ainda a importância do meio recetor que faz parte da Rede NATURA 2000 - Sítio Rio Lima PTCON0020 e ainda a questão da salvaguarda da saúde pública, dado que a descarga é efetuada a montante de duas captações de água para consumo humano: a captação de S. João e a captação de Bertiandos. A primeira serve cerca de 11.000 habitantes do Concelho de Ponte de Lima e a segunda 50.500 habitantes dos Concelhos de Ponte de Lima e de Viana do Castelo. Nesta perspetiva, refira-se ainda a elevada procura que este curso de água tem nas atividades de recreio e lazer, sendo que as principais áreas para este efeito do Concelho de Ponte de Lima situam-se também a jusante do ponto de descarga da ETAR da Gemieira (Arnado, D. Ana, Bertiandos, Fontão, Vitorino das Donas).