Câmara Municipal de Ponte de Lima Celebra Protocolo com a APPACDM de Ponte de Lima

Ação Social
26 Janeiro 2015
O Município de Ponte de Lima celebrou, no dia 23 de janeiro, um protocolo de cooperação com o Centro de Reabilitação da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Ponte de Lima - APPACDM.

Contribuir para uma melhoria da qualidade das respostas sociais dirigidas prioritariamente aos cidadãos portadores de deficiência e suas famílias, da APPACDM de Ponte de Lima, através da comparticipação na aquisição de uma carrinha adaptada de 9 lugares, são os objetivos deste acordo de cooperação.

Neste sentido, a Câmara Municipal deliberou atribuir uma comparticipação financeira no valor de 25.000€ destinado à aquisição da carrinha adaptada.
"Um equipamento necessário e há muito ansiado pela instituição, pois irá permitir uma maior mobilidades para o transporte dos utentes da instituição", disse o Presidente do Centro de Reabilitação de Ponte de Lima da APPACDM de Viana do Castelo, Luíz Costa, que se mostrou confiante em novas ações de cooperação.

Em atividade em Ponte de Lima desde setembro de 1999, o Centro de Reabilitação da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Ponte de Lima acolhe atualmente 49 utentes. A carrinha adaptada de 9 lugares vai permitir maior mobilidade para o transporte dos utentes da instituição, bem como auxiliar em diversas atividades que o Centro dinamiza ao longo de todo o ano, nomeadamente: piscina, Educação física, equitação adaptada entre outras ações que fazem parte do plano de atividades da instituição.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes, enalteceu o trabalho dinamizado pela APPACDM de Ponte de Lima, como "um trabalho notável e muito importante". O autarca referiu ainda que a Câmara Municipal está atenta às necessidades sociais, sendo esta uma área prioritária de intervenção, salientando a disponibilidade do Município em apoiar as intervenções futuras a efetuar no edifício da APPACDM de Ponte de Lima."