Câmara Municipal de Ponte de Lima apoia Centro Social e Paroquial de S. Martinho da Gandra

Ação Social
19 Janeiro 2015
Realizou-se na passada sexta-feira, 16 de janeiro, no Centro Social e Paroquial de S. Martinho da Gandra, a assinatura do protocolo de cooperação entre o Município de Ponte de Lima e o referido Centro Social e Paroquial.

Contribuir para a melhoria da qualidade da prestação dos serviços na valência do Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Social e Paroquial de S. Martinho da Gandra, através da comparticipação do Município, com uma verba no valor de 5.000€, para aquisição de uma viatura devidamente equipada, é o objetivo do protocolo.

"O Centro Social Paroquial de S. Martinho da Gandra é uma grande instituição. É a mais antiga no tempo e das maiores em atividades no concelho", disse o Presidente da Direção do Centro Social e Paroquial de S. Martinho da Gandra, Padre Freitas, enunciando um conjunto de valências que esta instituição promove.
O Centro Social e Paroquial de S. Martinho da Gandra acolhe 35 utentes no Lar Residencial, anima 15 utentes no Centro de Dia e presta serviço de Apoio Domiciliário a 30, sendo no total 80 utentes e 23 funcionários. No Centro de Santa Cruz do Lima estão 17 no Lar, 14 no Apoio e 13 funcionários. Nos dois Centros são atendidos cerca de 110 pessoas e trabalham quase 40 funcionários.
Além das valências sociais, o Centro Paroquial de S. Martinho da Gandra privilegia as atividades paroquiais e culturais, com destaque para a Banda Musical e uma Escola de Música, com cerca de 60 músicos/alunos.
Em 1992, iniciam com outro projeto: o Serviço de Apoio Domiciliário, que distribui bens, desde alimentação, roupa, e ajuda na higiene pessoal aos seus utentes nas suas habitações.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes, enalteceu o trabalho dinamizado pelo Centro Social e Paroquial de S. Martinho da Gandra, considerando que "é uma grande instituição com um trabalho de apoio e ajuda aos mais necessitados de grande importância, promovendo o desenvolvimento social".