Câmara Municipal de Ponte de Lima transita com saldo de 13.649.667,82€ - mais 3,35 milhões do que o ano passado

Autarquia
19 Janeiro 2015
A Câmara Municipal de Ponte de Lima transitou o ano com um saldo no valor de 13.649.667,82€, mais 3,35 milhões do que ano passado, resultando num aumento de fundos disponíveis em cerca de 33%.

De referir que o saldo de gerência final é composto pelo saldo inicial mais as receitas arrecadadas no ano, menos os pagamentos ocorridos no decurso do mesmo ano.

Desta forma, a sustentabilidade financeira alcançada é o reflexo do rigor orçamental no controle das despesas que o Executivo Municipal tem vindo a implementar no exercício das suas funções.

Neste contexto, a Câmara Municipal apesar do rigor orçamental manteve a aposta na estratégia de desenvolvimento que visa continuar aplicar baixas taxas fiscais aos cidadãos e às empresas e a atribuição de apoios de âmbito social; bem como a realização de investimentos em equipamentos e infraestruturas necessários ao desenvolvimento do concelho.

Recentemente revelados os dados do Anuário de 2013, revelam resultados que espelham bem a boa situação financeira da autarquia: o 3.º lugar dos municípios com endividamento líquido negativo (com excedente de ativo circulante sobre o passivo exigível) e um prazo médio de pagamentos de 8 dias, tendo reduzido este prazo relativamente ao ano anterior que era de 13 dias.

A solidez das demonstrações financeiras da Câmara Municipal permite ao Executivo apostar em 2015 em projetos estruturantes e assumir compromissos dentro de prazos estabelecidos, reforçando a credibilidade junto de todos e executando o previsto no Orçamento e Opção do Plano.