Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Ponte de Lima Apresenta, “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”

Turismo
12 Janeiro 2015
O Município de Ponte de Lima em parceria com a Associação Empresarial, Turismo Porto e Norte e a Ancoreventos, apresentou a edição 2015 do projeto Em Época Baixa Ponte de Lima em Alta.

O Município de Ponte de Lima em parceria com a Associação Empresarial, Turismo Porto e Norte e a Ancoreventos, apresentou a edição 2015 do projeto Em Época Baixa Ponte de Lima em Alta.

Contrariar as dinâmicas da tendência sazonal é o objetivo desta grande campanha de promoção e divulgação dos sete eventos que ocorrem neste primeiro trimestre do ano e que visam projetar a Vila Mais Antiga de Portugal a nível nacional e internacional.

Neste sentido, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes, realçou a importância da cooperação transfronteiriça com a vizinha Galiza, como forma de dinamizar a economia e promover a qualidade de vida dos cidadãos.

A cerimónia contou com uma delegação Galega, nomeadamente o Delegado Territorial da Xunta da Galiza em Ourense – D. Rogelio Martínez Gonzaléz; o Presidente da Câmara de Comercio de Ourense e Presidente do Comité Executivo da Expourense – D. Juan Carlos Parada Rúa, que reforçaram este convénio de cooperação mútua entre a Galiza e Ponte de Lima, como forma de criar dinâmicas potenciadoras de novas oportunidades para a economia local.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima anunciou ainda que Ponte de Lima vai participar no Xantar 2015 – 16º Salón Internacional de Gastronomia e Turismo de Ourense, promovido pela EXPOURENSE – Fundação de Feiras e Exposições de Ourense, no âmbito de um protocolo a celebrar entre o Município de Ponte de Lima e a Expourense.

Em Época Baixa Ponte de Lima em Alta, disponibiliza condições especiais de estadia e na área da restauração. Durante os fins de semana em que se realizam os eventos, haverá um desconto de 15% em alojamento nas unidades hoteleiras aderentes, para as noites de sexta feira e sábado, da mesma forma que a restauração aderente oferece 1 leite creme, por dose, nas refeições de sábado e domingo, promovendo uma iguaria típica da cozinha tradicional limiana. A conjugação de esforços e interesses coloca Ponte de Lima no destino de muitos visitantes e turistas que encontram aqui uma oferta ALTA em época baixa. As atividades decorrem em toda a vila sendo que a maioria realiza-se na Expolima, com espaço de restauração.

Confira as principais temáticas do projeto “Em Época Baixa Ponte de Lima em Alta 2015”:

Verde Noivos | 30 de janeiro a 1 de fevereiro
 
Verde Noivos é uma exposição destinada sobretudo a desafiar quem está em vésperas de casamento e a todos aqueles que possam estar interessados em conhecer as empresas e marcas, que, em Ponte de Lima, se dedicam à festa matrimonial.

Este evento, com a duração de um fim de semana, visa sobretudo mostrar todo o tipo de propostas e serviços para casamentos, aliado a momentos de animação, com desfiles de vestuário para noivos e noivas, danças de salão e um espaço de lazer.

VII Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho| 6 a 8 de fevereiro

Ponte de Lima é conhecida com um dos maiores polos do turismo gastronómico. Com o objetivo de corresponder às expectativas e presentear os visitantes, é habitual a organização de pequenas feiras que se dedicam à mostra das iguarias gastronómicas do concelho.

A “Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho” promove o Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, prato típico limiano, mostrando também algumas iguarias como a beloura, a farinhota, a chouriça de verde, o buxo, e outras delícias de comer e chorar por mais. A sobremesa tradicional é o leite-creme e o companheiro ideal é o vinhão, tinto especial da nossa região.

IV Feira do Ambiente e Energia | 20 a 22 de fevereiro

A preservação do ambiente é uma preocupação contínua na vila de Ponte de Lima. Desta forma, a organização de uma feira que apresente produtos, equipamentos e serviços que potenciem uma maior eficiência energética e um maior aproveitamento dos recursos energéticos renováveis endógenos é fundamental. Este evento visa igualmente alertar o público para a importância das questões energético - ambientais.

Recentemente este evento recebeu o prémio de “Excelência Energético-Ambiental no Alto Minho”, no domínio da sensibilização energético-ambiental, uma iniciativa promovida pela AREA Alto Minho – Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho.

IV Festival do Bacalhau | 27 de fevereiro a 1 de março

O Festival do Bacalhau celebra este autêntico pitéu enaltecendo o sabor autêntico do bacalhau. Não poderá deixar de juntar ao sabor intenso deste prato os magníficos loureiros da região, leves e frescos e assim encontrar a simbiose perfeita entre o vinho e a comida. A par da degustação, o fiel amigo está representado na feira através de expositores, que apresentam um conjunto de espécies variadíssimas de Bacalhau, de alta qualidade.

III Festa da Gente Miúda | 5 a 8 de março

A Festa da Gente Miúda é a primeira realização do género no concelho de Ponte de Lima, porventura em todo o Alto-Minho. Desde ateliês educativos, de diversão e de sensibilização para algumas temáticas importantes, a Festa será um espaço onde a magia e a imaginação infantil vão dar largas ao sonho e à criatividade.

I Expo Saúde / Social | 13 a 15 de março

A Expo Saúde / Social pretende transmitir a toda a população conhecimentos na área da saúde/social. Assim, estarão presentes temas das mais diversas vertentes, desde a culinária, tratamentos termais, medicinais, alternativos e complementares, apresentação de equipamentos e dispositivos médicos e divulgação de produtos relacionados com a saúde, bem-estar e beleza para todas as idades. O programa inclui, ainda, debates sobre temas emergentes da atualidade assim como atividades de promoção de vida ativa.

II Feira Gastronómica da Lampreia e da Doçaria | 20 a 22 de março

A Lampreia do Rio Lima é muito apreciada pelos moradores, visitantes e turistas. Disponível desde o início de cada ano até ao final da primavera, este apreciado petisco pode ser cozinhado de diversas formas, com destaque para o Arroz de Lampreia e para a Lampreia à Bordalesa.

Confecionada na sua forma tradicional, a lampreia consta dos cardápios dos restaurantes do concelho, reavivando gostos e aromas de uma receita tipicamente portuguesa, pelo que não deve perder a oportunidade única de as apreciar no local de origem – Ponte de Lima.

Voltar
 
- <