Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima – Programação do 1.º Trimestre de 2015

08 Janeiro 2015

O Teatro Diogo Bernardes tem preparado um programa diversificado para o trimestre Janeiro-Março de 2015 na prossecução dos seus objectivos como serviço público de cultura, pelo que é de toda a oportunidade anunciar parte do programa já definido, divulgando-se, a seu tempo, outros espectáculos que se encontram em fase final de planificação e integração na programação.

Na área da música, , seguido de , de um concerto duplo com a presença de e de . Haverá ainda lugar, a 25 de Janeiro, para a apresentação da primeira das , em que participarão, no conjunto de três espectáculos, todos os grupos folclóricos do concelho e cuja sequência ocorrerá a 8 e a 15 de Fevereiro, actuando seis grupos em cada espectáculo, bem como, a apresentação do espectáculo de dança, no dia 14, com os títulos, da responsabilidade da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.

Janeiro trará a primeira co-produção do Teatro Diogo Bernardes na área do teatro, em 2015, com o Teatro O Cão Danado que levará à cena, em estreia nacional, o espectáculo, com textos de Adília Lopes, Alberto Pimenta, Ana Hatherly, Eduardo Valente da Fonseca, Fernando Pessoa, Herberto Hélder, Sophia de Mello Breyner, entre outros, numa encenação de Tiago Correia e interpretação da limiana Sara Barbosa e de Eliana Veríssimo. A estreia terá lugar a 31 de Janeiro, com repetição do espectáculo na tarde do dia seguinte.

Em Fevereiro, a música continuará a marcar a programação e dar-se-á início a um conjunto de quatro concertos da responsabilidade das quatro bandas filarmónicas do concelho: a 22 de Fevereiro, a Banda de Música de S. Martinho da Gandra; a 22 de Março, a Banda de Música de Ponte de Lima, em Abril (19); a Banda de Música de Moreira do Lima e em Maio, em data a anunciar, a Banda de Música de Estorãos.

Em Fevereiro teremos ainda os concertos de B Fachada (7) e dos Dead Combo (20), um espectáculo na área da dança contemporânea – “End Of Transmission”, de Mariana Tengner Barros, pelo Ballet Contemporâneo do Norte, no dia 14 – e um espectáculo de teatro profissional no final do mês.

Março, mês do teatro, iniciará a exibição, tal como acontece todos os anos, dos grupos de teatro amador do concelho, cabendo ao Duplaface – Companhia das Artes apresentar-se no dia 1. Estão ainda previstos mais dois espectáculos de teatro, um já confirmado – “A Farsa”, de Raúl Brandão, pela companhia profissional As Boas Raparigas Vão Para o Céu As Más Vão Para Todo o Lado, com encenação de António Júlio e interpretação de Maria do Céu Ribeiro – e outro, a 27, Dia Mundial do Teatro, cuja publicitação se realizará no decurso do mês de Janeiro, tal como acontecerá com o programa definitivo das Comemorações do Dia de Ponte de Lima – 4 de Março.

Março reserva-nos ainda alguns concertos: o grande nome da World Music Mísia, acompanhada ao piano pelo maestro napolitano Fabrizio Romano, com o espectáculo "Delikatessen Café Concerto", do qual apenas se prevê a realização de cinco apresentações em Portugal; os They’re Heading West, que realizaram uma tour pelos Estados Unidos da América em 2014; Tape Junk (com Frankie Chavez), que dispensam apresentações; e os Osso Vaidoso, com Ana Deus (ex-Ban e ex-Três Tristes Tigres) e o guitarrista Alexandre Soares (ex-GNR e ex-Três Tristes Tigres), acompanhados por um contrabaixista, com música e literatura, sob o título “Cidade Futura”, tendo por base textos de Mário Cesariny, Ângelo de Lima, Ernesto Melo e Castro, Alberto Pimenta e Regina Guimarães.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.