Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a celebração de um protocolo com a FamilySearch

Sociedade
19 Dezembro 2014
O Arquivo Municipal de Ponte de Lima vai aumentar o seu repositório digital, atualmente com 210 mil imagens disponíveis para consulta online.

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, na reunião realizada a 9 de dezembro, a celebração de um protocolo entre a autarquia e a FamilySearch, organização sem fins lucrativos cujo objetivo é a preservação e publicação de arquivos de valor genealógico e histórico.

Neste sentido, o projeto visa a digitalização de toda a documentação pertinente para estudos de genealogia a nível mundial.

Em Portugal este projeto abrange os Arquivos Distritais e Municipais, cabendo à autora do projeto os encargos referentes aos recursos humanos e materiais necessários pra efetuar a digitalização dos documentos.

Cabe ao Município de Ponte de Lima, através do Arquivo Municipal disponibilizar um local para a instalação do scanner e facultar a documentação necessária.

Segundo o regulamento do protocolo a estabelecer entre as duas entidades, a FamiliySearch compromete-se a fornecer uma cópia das imagens digitalizadas, o que permitirá enriquecer o repositório digital do Arquivo Municipal, aumentando desta forma, o número de documentos em texto integral para consulta a partir do seu catálogo disponível em http://pesquisa.arquivo.cm-pontedelima.pt