Orfeão Limiano – Concertos de Natal 21 de Dezembro de 2014 – 15h30 – Igreja Matriz de Ponte de Lima 28 de Dezembro de 2014 – 15h30 – Igreja Nova da Correlhã

18 Dezembro 2014
Nos próximos dias 21 e 28 de Dezembro, às 15h30, respectivamente, na Igreja Matriz de Ponte de Lima e na Igreja Nova da Correlhã, o recentemente reactivado Orfeão Limiano, que durante anos levou a cabo um importante trabalho cultural, irá realizar ..
Nos próximos dias 21 e 28 de Dezembro, às 15h30, respectivamente, na Igreja Matriz de Ponte de Lima e na Igreja Nova da Correlhã, o recentemente reactivado Orfeão Limiano, que durante anos levou a cabo um importante trabalho cultural, irá realizar dois Concertos de Natal, abertos a todos os interessados e com entradas gratuitas.

O Orfeão Limiano, uma das secções do Instituto Limiano-Museu dos Terceiros (ao lado da arqueologia, da arte sacra e do ensino da música instrumental religiosa), foi fundado em 1979 e fez a sua estreia em 19 de Maio do mesmo ano no Teatro Diogo Bernardes da vila de Ponte de Lima, sob a batuta do Cónego Doutor António de Oliveira Fernandes, Director Artístico do Orfeão desde a sua fundação até ao ano 2009.

Trata-se de um grupo coral composto por perto de três dezenas de coralistas, de várias idades, distribuídas por quatro vozes mistas.

Este orfeão tem vindo a executar, desde a sua fundação, um vasto repertório constituído por música profana e religiosa, tanto aquém como além-fronteiras. Para além do grande número de actuações em Ponte de Lima (quer participando em actos sociais como religiosos, entre os quais se destacam as tradicionais festas do concelho - "Feiras Novas" -, festas da "Semana Aberta", festas de Natal e da Páscoa e ainda a organização do I Encontro de Coros do Minho), o Orfeão Limiano tem espalhado as suas vozes por várias localidades em Portugal e no estrangeiro.

Depois de alguns anos de inactividade, o Orfeão Limiano, por decisão da Direcção do Instituto Limiano – Museu dos Terceiros, foi reactivado. Para seu Director Artístico foi convidado o Prof. Nuno Tiago Fernandes Pereira Lima que, desde Dezembro de 2013, tem realizado um perseverante trabalho de reactivação do Orfeão Limiano que fará a sua reaparição pública em 21 de Dezembro próximo, num concerto de Natal na Igreja Matriz de Ponte de Lima, e no dia 28 de Dezembro em concerto na Igreja Nova da freguesia de Correlhã.