Marca “Granito das Pedras Finas” / Município de Ponte de Lima promove Workshop

03 Dezembro 2014
O Município de Ponte de Lima, no âmbito da criação da marca “Granito das Pedras Finas” promoveu no dia 28 de novembro, na sede da junta de freguesia de Arcozelo, um workshop sobre a temática, dirigido aos empresários do setor, que aderiram em número significativo à sessão de esclarecimento.

A ação contou com a participação do IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, parceiro do Município de Ponte de Lima, na dinamização e promoção deste projeto, da CEVALOR – Centro Tecnológico da Pedra Natural de Portugal e da Junta de Freguesia de Arcozelo, entidades que apoiam o projeto. A sessão contou ainda com a presença da ANIET – Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora.

Em Ponte de Lima são explorados Granitos com reconhecido interesse ornamental, neste sentido os temas analisados foram a “Certificação do Produto”, temática apresentada pela CEVALOR, considerando que a qualidade associada à certificação do produto é uma dinâmica empresarial e uma meta atingir por todas as empresas, cuja competitividade seja um fator de crescimento.

Por sua vez, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo apresentou a evolução histórica do Granito das Pedras Finas e fez uma análise à situação internacional do Granito, revelando que os principais importadores do Granito são os países Europeus.

O granito enquanto recurso endógeno e a cantaria enquanto ofício de grande tradição em Ponte de Lima, constituem um património natural e cultural cuja rentabilização económica se procura dinamizar.

O projeto "Granito das Pedras Finas de Ponte de Lima: afirmação da marca em novos produtos e novos mercados" enquadra-se no PROVERE MINHO IN (EEC) projeto cofinanciado pelo ON.2 - O Novo Norte e QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.