Ponte de Lima – Projeto Granito das Pedras Finas recebe a visita do Presidente da CCDR-N

26 Novembro 2014
O Município de Ponte de Lima recebeu ontem, 25 de novembro, o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte - CCDR-N, Prof. Dr. Emídio Gomes. A visita tinha como objetivo conhecer de perto a realidade da indústria do granito de Ponte de Lima e, em particular, aquela localizada no núcleo das Pedras Finas, em Arcozelo.

O sector, estratégico para a dinamização do potencial endógeno do concelho, é objeto de um projeto abrangente que pretende corrigir e enquadrar a atividade dos industriais. Foi desta forma possível transmitir todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e demonstrar a estratégia seguida com vista a dotar a indústria de condições físicas e legais para o desenvolvimento da sua atividade com benefícios óbvios para o concelho e para a região. Não obstante a forte crise económica e social que o país atravessa, o elevado crescimento das exportações e oportunidades geradas internacionalmente permite à indústria exploradora e transformadora do granito assumir um papel determinante no desenvolvimento socioeconómico, criação de riqueza e emprego no concelho.

A deslocação do Presidente da CCDR-N foi complementada com uma deslocação ao terreno nomeadamente no local do futuro Parque Industrial do Granito das Pedras Finas e a uma indústria transformadora.

O núcleo das pedreiras das Pedras Finas representa um volume de negócios superior a vinte milhões de euros e emprega cerca de quinhentos trabalhadores de forma direta.