Jardins em Festa – Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima / Olhar o Minho - o mais votado em 2014

13 Novembro 2014
Olhar o Minho e o Jardim dos Ilustres Convidados, são os dois jardins mais votados pelos visitantes do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que encerrou no final de outubro.

Ambos de Portugal, da região do Minho e provenientes de projetos escolares, alcançaram uma votação maciça comparando com as restantes propostas, sendo a diferença mínima entre os dois mais votados.

“Olhar o Minho” é um jardim concebido numa alusão à alegria e exuberância das festas tradicionais, em particular das festas do Minho. Nestas, a mulher e o vinho têm um papel destacado. A mulher, desfilando e dançando com os seus trajes de festa e o vinho, como elemento aglutinador de alegria e de vivências.

O jardim desenvolve-se à volta de um pipo de madeira e chapas metálicas perfuradas que permitem a comunicação visual entre o interior e exterior do pipo. No interior, o visitante encontra uma figura feminina alusiva à mulher minhota que, com o seu movimento, o convida a integrar as danças dos arraiais.

A minhota e o pipo são circundados por um caminho, que é ao mesmo tempo um olho que possibilita a contemplação da paisagem minhota, entre o mar e a serra, tal como é vista pelos romeiros no seu caminhar para os santuários e lugares sagrados.

Da autoria dos alunos do 2.º Ano de Engenharia Agronómica (Ramo Espaços Verdes) – Escola Superior Agrária de Ponte de Lima / Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA/IPVC) Alunos do 2.º Ano de Design de Ambientes – Escola Superior de Tecnologia e Gestão / Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG/IPVC).
Como o mais votado, o jardim Olhar o Minho vai manter-se em exposição na 11ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, em 2015.

Por sua vez, a segunda proposta mais votada, o Jardim dos Ilustres Convidados da autoria dos alunos da turma 2P5 do Curso Profissional de Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda de Braga, pretende valorizar a atividade artesanal e o recurso natural.

O Jardim dos Ilustres recriou um pequeno ecossistema com um biótopo que mantinha em harmonia a fauna e a flora, bem como, com uma presença muito relevante de alguns animais selvagens dos nossos jardins.
A biodiversidade, representada pela vegetação e animais existentes no jardim, foi convidada para a comemoração do 10º aniversário do Festival Internacional de Jardins através de um piquenique festivo.
Todos foram convidados para este piquenique e, surpresa das surpresas, apareceram, um pouco tímidos mas curiosos, muitos amigos ilustres do jardim. A minhoca, a joaninha, o ouriço-cacheiro, a libelinha e a abelha foram os que mais se destacaram pela sua imponência e simpatia.
Em 3º lugar ficou a proposta da Alemanha, Os Frutos da Terra, da autoria de uma Arquiteta Paisagista e de uma Designer Digital, respetivamente, Natacha Chevreau e Angélique Chevreau.
A celebração existe em cada cultura e tem muitas facetas, dependendo do evento e dos seus rituais. Na maioria das celebrações, partilhar uma refeição e conviver à volta da mesa é um aspeto deveras importante. Comer, compartilhar e estar juntos são pequenas coisas do quotidiano mas também os ingredientes para uma boa celebração.

Até 15 de novembro está aberto o período de receção de candidaturas para a edição 2015, subordinada ao tema “A Água no Jardim”. Para mais informações consulte: www.festivaldejardins.cm-pontedelima.pt ou através do email: festivaldejardins@cm-pontedelima.pt.

Classificação