-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Helena Sarmento – Fado dos Dias Assim / 8 de Novembro – 22h00 – Teatro Diogo Bernardes
Helena Sarmento – Fado dos Dias Assim / 8 de Novembro – 22h00 – Teatro Diogo Bernardes
Cultura
07 Novembro 2014
No dia 8 de Novembro, sábado, pelas 22h00, o Teatro Diogo Bernardes apresenta de novo um espectáculo de Fado, desta feita com Helena Sarmento na voz, que se faz acompanhar por Samuel Cabral, na guitarra portuguesa, Paulo Faria de Carvalho...
No dia 8 de Novembro, sábado, pelas 22h00, o Teatro Diogo Bernardes apresenta de novo um espectáculo de Fado, desta feita com Helena Sarmento na voz, que se faz acompanhar por Samuel Cabral, na guitarra portuguesa, Paulo Faria de Carvalho, na viola de fado e Susana Castro Santos, no violoncelo.
"A Helena Sarmento não é a 2ª Amália, nem a 3ª Hermínia, nem a 4ª Fernanda Maria: é a 1ª Helena Sarmento. (…) Ouvimos fados tradicionais, cantados já por tanta gente, mas temos a sensação de eles estarem a ser reinventados, temos a sensação do novo. (Rui Vieira Nery)
No último dos temas de Fado Azul, Fado Intervenção, fica resumido parte do valor acrescentado que aqui se descobre: sem descurar a tradição, abrem-se portas a uma atitude de combate (que não esquece a ternura) e de luta pela mudança (que não ignora as regras). É um disco de particular coerência, que vai obrigar ao regresso constante. (João Gobern, a propósito de FADO AZUL)
Os arranjos continuam simples, a selecção mantém-se soberba, as novidades arrebatam,,as versões convencem . Tudo porque a inquietação da fadista amadureceu, mas não baixou a pulsação. Continua ao compasso do coração, apaixonado. (João Gobern, a propósito de FADO DOS DIAS ASSIM)
Helena Sarmento editou em 2011 o seu primeiro disco, FADO AZUL e em 2013 o segundo, FADO DOS DIAS ASSIM. O seu disco de estreia foi editado em todo o mundo pela prestigiada Sunset France – acontecimento raro para um primeiro disco. FADO DOS DIAS ASSIM seguiu também o mesmo percurso, tendo sido editado internacionalmente em Setembro de 2014.
É com as palavras, novas, escritas especialmente para si por João Gigante-Ferreira, que tem construído o seu caminho no Fado, num propósito de coerência que mais do que um projecto no Fado, é uma forma de estar na vida, disso se fazendo fado.”
Os bilhetes encontram-se à venda no Teatro Diogo Bernardes e todas as informações podem ser obtidas pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.
Partilhar