CIPVV – Centro de Interpretação e Promoção de Vinho Verde em Ponte de Lima - Abre em 2015

15 Outubro 2014
Ponte de Lima vai contar a partir de 2015 com um Centro de Interpretação e Promoção de Vinho Verde - CIPVV, a instalar na "Casa dos Barbosa Aranha", na rua Fonte da Vila, em pleno Centro Histórico da Vila de Ponte de Lima. O investimento associado à reconstrução deste edifício, cuja obra está em fase de conclusão, foi objeto de uma candidatura, infraestrutural, aprovada pelo ON2 no âmbito da Valorização Económica dos Recursos Específicos - Bolsa de Mérito à Execução Municipal, a uma taxa de 85% FEDER.

Os conteúdos da exposição permanente e da futura Enoteca estão praticamente consolidados, encontrando-se a exposição em fase de montagem.

O CIPVV terá como principal missão contribuir para a promoção Vinho Verde através da investigação e divulgação do lastro patrimonial, criando infraestruturas de apoio das rotas e itinerários turísticos associados ao vinho e à vinha e enriquecendo, de uma forma dinâmica, o produto final, na perspetiva da sua valorização económica.

O CIP do Vinho Verde terá o formato e dimensão Regional. Será uma estrutura abrangente de forma a incorporar nas suas coleções, exposições permanentes e atividades de exposição temporária, elementos alusivos à diversidade e identidade das nove Sub-regiões em que atualmente se subdivide a Região Demarcada dos Vinhos Verdes.

Aprovada, pela Comissão Diretiva do ON2 – O Novo Norte, a candidatura Enoturismo Minho IN II apresentada pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes em parceria com o Município de Ponte de Lima à Estratégia de Eficiência Coletiva - PROVERE Minho IN. Esta operação tem como principais objetivos potenciar e melhorar o funcionamento da Rota dos Vinhos Verdes, bem como, transformar o Minho no primeiro destino enoturístico nacional, com relevância internacional, tendo como mote a cultura do vinho e da vinha.