Reentré do Teatro Diogo Bernardes – outubro de 2014

02 Outubro 2014
Após a enorme atividade desenvolvida em termos culturais em espaços abertos, com destaque para as feiras temáticas e para os distintos festivais que animaram o Verão em Ponte de Lima, cabe do novo ao Teatro Diogo Bernardes chamar...
Após a enorme atividade desenvolvida em termos culturais em espaços abertos, com destaque para as feiras temáticas e para os distintos festivais que animaram o Verão em Ponte de Lima, cabe do novo ao chamar a si a responsabilidade da maior parte da programação cultural, como espaço privilegiado de oferta cultural à população.

Tal como ocorreu a partir do final do primeiro trimestre de 2014, irá procurar-se satisfazer os mais diversificados públicos, procurando-se uma programação que vá de encontro às reais necessidades de oferta e fruição culturais, passando pelo teatro, pela música, pela dança e por todas as manifestações artísticas que, sem qualquer tipo de barreiras, possam fazer parte dos programas, nunca esquecendo a integração das produções realizadas em território limiano, nomeadamente as que são da responsabilidade de grupos de amadores de teatro, bandas filarmónicas, ranchos folclóricos, grupos de música popular, grupos de dança, escolas de música, grupos de música popular e grupos ou bandas de música pop, rock ou de qualquer outro tipo.

De imediato, destacam-se os três primeiros espetáculos previstos para o mês de Outubro.

A 11, o Concerto de Mundo Segundo (Hip Hop), que apresentará também, ao vivo em Portugal pela primeira vez, o álbum Projeto BPM - Brasil Portugal Misturados / Mundo Segundo (Porto), Vinicius Terra (Rio de Janeiro) e Sr. Alfaiate (Lisboa), numa iniciativa sem precedentes que funde contributos oriundos de contextos e experiências distintas, procurando apresentar um projeto inovador para o RAP Lusófono que pretende unir terras e vozes sobre a mesma mensagem que encontra a sua base no multiculturalismo.

No dia 18 será a vez do Teatro de Carnide (Lisboa) se apresentar em Ponte de Lima com a peça "Considerações Domésticas"; um texto com assinatura de Sónia Gouveia, encenação de Sofia Ângelo e interpretação de Nuno Barata Veras, Rita Martins e Tiago Costa. Estas considerações resultam num espetáculo que vive da tensão entre duas pessoas - o casal que vive no seu silêncio ruidoso e que têm como espectador privilegiado um "mordomo" que, como esponja, absorve tudo o que os envolve, a não comunicação e a tentativa de um novo encontro no que se fica por dizer! É nesse vazio que estas três figuras à volta de uma mesa fazem renascer pétalas do chão!

Por sua vez, o dia 25 de outubro será marcado por uma grande noite de Jazz, com a luso-australiana Melissa Oliveira, residente na Holanda, que se fará acompanhar por um dos maiores trompetistas do mundo do jazz: Jason Palmer (trompetista americano que participou no álbum de estreia de Melissa Oliveira, "In my garden") que toca neste momento com Grace Kelly e já tocou com Herbie Hancock, Wynton Marsalis, Kurt Rosenwinkel, Ravi Coltrane, Roy Hargrove, entre outros. A banda é composta por seis elementos, com a particularidade de incluir a guitarra portuguesa numa formação de jazz - sexteto composto por voz, guitarra portuguesa/guitarra elétrica, contrabaixo, bateria, turntables/projeções e convidado especial Jason Palmer no trompete, o qual só estará em Portugal de 23 de outubro a 1 de novembro. O concerto realiza-se no Teatro Diogo Bernardes antes da apresentação da formação na Casa da Música, no Porto, marcada para 1 de novembro.

Reentré do Teatro Diogo Bernardes – outubro de 2014