V Abraço ao Rio Lima - Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso

30 Setembro 2014
Realiza-se amanhã, 1 de outubro, às 11 horas o V Abraço ao Rio Lima, iniciativa do Serviço da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, que desta forma assinala o Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso.

Realiza-se amanhã, 1 de outubro, às 11 horas o V Abraço ao Rio Lima, iniciativa do Serviço da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, que desta forma assinala o e o .

A ação concentra-se junto ao rio Lima e para além da comunidade escolar conta com a presença dos utentes de instituições de solidariedade social do concelho. Junta-se ainda ao grupo uma delegação vinda de Xinzo de Limia, cerca de 100 alunos, no âmbito do protocolo de geminação, que este ano prevê a pernoita dos alunos de Xinzo na Quinta de Pentieiros, com vista a alargar os esforços de sensibilização a toda a extensão do rio, neste ano em que se comemoram os 30 anos de geminação, entre Ponte de Lima e Xinzo de Limia.

Para completar o Abraço ao Rio Lima, prevê-se a presença de mais de 1000 participantes, estando já confirmadas as seguintes Instituições de ensino: Escola Básica de Ponte de Lima (270 alunos), alunos do Jardim de Infância de Ponte de Lima (115 alunos), alunos do Centro Educativo das Lagoas (270), Centro Educativo de Freixo (21 alunos), Centro Educativo de Arcozelo (46 alunos), Centro Educativo da Ribeira (20 alunos); Jardim de Infância de Brandara (14 alunos), Jardim de Infância da Correlhã (73 alunos).

Quanto às IPSS´s confirma-se a presença da Casa da Caridade da Nossa Senhora da Conceição de Ponte de Lima, com 9 utentes; Centro Comunitário de Refoios - 13 utentes; Centro Social e Paroquial de Fornelos - 20 utentes; Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima- 14 utentes; Residência Sénior Lar Santa Maria dos Anjos - 9 utentes.

De realçar a adesão a esta iniciativa de outras entidades como a Universidade Fernando Pessoa; Escola Superior Agrária de Ponte de Lima; Unidade de Saúde Familiar Lethes; Unidade de Saúde Mais Perto; Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima; Destacamento Territorial dos Arcos de Valdevez; PSP - Escola Segura e o canoísta Fernando Pimenta.

A animação musical do evento estará a cargo do Clube de Música da EB 2, 3 António Feijó, Academia de Música de Ponte de Lima e da Rusga Típica da Correlhã.