Ponte de Lima e Xinzo de Limia assinalam 30 anos de geminação

Sociedade
25 Setembro 2014

Os laços de cooperação cultural, desportiva, turística e ambiental, existentes entre Ponte de Lima e Xinzo de Limia, foram reforçados através da assinatura de um protocolo que assinala os 30 anos de geminação entre estas duas localidades. Ambas comprometem-se a fomentar a colaboração e a dinamização de projetos e experiências de desenvolvimento local entre os dois Municípios.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, enalteceu a continuação desta parceria, evidenciando as relações comerciais entre os dois municípios, bem como os laços de amizade entre Ponte de Lima e Xinzo de Limia.

O autarca considerou que esta geminação visa promover o desenvolvimento de várias temáticas, como culturais, desportivas e educacionais. Neste contexto, lembrou a realização do Abraço ao Rio Lima, que o Município de Ponte de Lima dinamiza no Dia Nacional da Água, a 1 de outubro e que conta com a colaboração de Xinzo de Limia, que se faz representar com uma delegação de alunos e professores, estando já confirmada a presença de cerca de 100 alunos da comunidade escolar de Xinzo, na próxima quarta-feira, 1 de outubro, no V Abraço ao Rio Lima.

Ambos os municípios acordaram dinamizar em conjunto uma série de ações comemorativas dos 30 anos de geminação, planeando um programa cultural a realizar ao longo do ano e que permitirá levar até Xinzo grupos de Teatro de Ponte de Lima, bem como a publicação de um livro dedicado ao rio Lima, abordando as várias temáticas deste curso de água, que nasce na Serra de S. Mamede em Xinzo de Limia.
Futuramente esta parceria permitirá reforçar o conhecimento dos costumes e tradições de ambas as populações, proporcionando o desenvolvimento de vínculos culturais e a realização de atividades de intercâmbio cultural, turístico e dos eventos e iniciativas culturais de relevo de ambos os concelhos.