Feiras Novas 2014 - Cortejo Etnográfico - 50 anos

10 Setembro 2014
O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira Brito e o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, são os convidados de honra do Cortejo Etnográfico...
O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira Brito e o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, são os convidados de honra do das Feiras Novas de Ponte de Lima, que se realiza no próximo sábado, 13 de setembro, a partir das 16 horas.

Consideradas como sinónimo de folia e vividas por milhares de visitantes, as Feiras Novas contam ainda com a presença do conhecido ator/apresentador de televisão Fernando Mendes e do Locutor de Rádio António Sala.

Sob o lema "Cortejo Etnográfico - 50 anos", o Cortejo inicia-se com o carro alegórico que assinala o cinquentenário desta mostra de cultura da Ribeira Lima. Os usos, costumes e tradições, as atividades agrícolas e ambientais e a indústria tradicional, são os motivos de cada apresentação, das vinte e quatro freguesias que participam na edição deste ano do Cortejo Etnográfico das Feiras Novas.

As maiores festas do concelho iniciam-se esta noite, quarta-feira, com a Arruada de Concertinas na Alameda de S. João até ao Largo de Camões, seguindo-se o espetáculo de videomapping Ponte de Lima - Luz, Som e Imagem, projeção tridimensional no largo de Camões, seguido da abertura oficial da iluminação e do tradicional Desfile de Concertinas.

O ribombar dos bombos, os grupos de Zés Pereiras, o som das concertinas, os concertos das Bandas de música filarmónica, o folclore, as tocatas, o fogo-de-artifício, os concursos pecuários, corrida de garranos e os cortejos, aliados à alegria e à espontaneidade do povo fazem a festa popular que atrai anualmente meio milhão de visitantes.