Fase Charlie do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais

Proteção Civil
02 Julho 2014
Reforçar os meios de combate aos Incêndios Florestais, durante o período de 1 de julho a 30 de setembro, é o principal objetivo da Fase Charlie do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, coordenada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil - ANPC.

De acordo com a ANPC, a nível nacional estarão cerca de 10.000 operacionais pertencentes aos Corpos de Bombeiros, à Força Especial de Bombeiros da ANPC, à Guarda Nacional Republicana (GNR), aos Sapadores Florestais, sejam do Instituo da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da AFOCELCA, das autarquias ou de Associação de produtos florestais, apoiados por 49 meios aéreos.

Ao nível concelhio, O Município de Ponte de Lima conta com o apoio do Corpo dos Bombeiros, GNR, Sapadores Florestais do ICNF, AFOCELCA e da AFL - Associação Florestal do Lima, sendo apoiados por 2 meios aéreos, sediados no Centro de Meios Aéreos em Arcos de Valdevez.

Durante este período está também em funcionamento o posto de vigia da NORA, na freguesia de .

O Comando Nacional de Operações de Socorro, em mensagem dirigida a todos os ativos, refere que em complemento e sempre que a situação operacional o justifique poderão ser acionados meios militares para ações específicas de consolidação e vigilância pós rescaldo.