Câmara Municipal Aprova Protocolo de Cooperação com a Associação Florestal do Lima

Autarquia
01 Julho 2014
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou na última reunião renovar o protocolo de colaboração estabelecido com a Associação Florestal do Lima, com o objetivo de manter as equipas dos Sapadores Florestais SF18-111.
A de Ponte de Lima aprovou na última reunião renovar o protocolo de colaboração estabelecido com a , com o objetivo de manter as equipas dos SF18-111.

Consciente da necessidade em apostar na prevenção e proteção das áreas florestais, a Câmara Municipal apoia financeiramente a manutenção destas equipas que promovem ações de prevenção, nomeadamente na limpeza de povoamento, roça de mato; manutenção e beneficiação da rede divisional; linhas de quebra-fogo e construção e beneficiação de infraestruturas.

No apoio ao combate atuam nas ações de rescaldo e na vigilância após o rescaldo e efetivam o apoio ao combate aos incêndios como elementos de reconhecimento e orientação no terreno, junto das unidade de bombeiros empenhadas no teatro das operações.

Nas ações de vigilância, reforçam nos períodos de maior probabilidade de ocorrência de incêndios. Ao longo do ano participam em campanhas de sensibilização demonstrando as boas práticas na utilização do fogo.

A equipa de Sapadores Florestais SF18-111 tem como área de intervenção as freguesias de , , , , , , , , , , , , , e .

O executivo aprovou ainda o protocolo de cooperação a manter entre o Município de Ponte de Lima e o de Ponte de Lima, com vista à limpeza das margens do Rio Lima. Trata-se de uma ação de sensibilização e limpeza coordenada pelo Clube Náutico, denominada "Limpeza do Rio Lima". A iniciativa conta com a participação dos atletas do Clube, que promovem uma jornada de remoção, corte de árvores afundadas já sem vida e identificação de eventuais focos de poluição, entre outras ações.