'Janelas de Luz para a Infância' - Exposição na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

20 Junho 2014
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima acolhe até 27 de junho uma exposição coletiva denominada "Janelas de Luz para a Infância", com cartazes desenhados com muitas cores, cheios de fotografias, desenhos de crianças, séries de rádio e textos reflexivos de olhares intergeracionais.

A mostra integra o projeto de Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil, dinamizado pela Associação "Soy Niño, Sou Criança", que decorreu na Biblioteca Municipal com a participação de 26 crianças de 8 e 9 anos, da Escola EB1 de Ponte de Lima.

A inauguração foi presentada em forma de programa de rádio. As crianças apresentaram as suas propostas de comunicação, deram suas opiniões, entrevistaram os convidados, construíram poesias coletivas e entoaram uma música dedicada à Comunicação, uma composição com letra e música de Grécia Rodríguez que, em homenagem à interculturalidade, foi cantada em espanhol e em português. Os autores do projeto Grécia Rodríguez e Leonardo de Albuquerque, são estudantes de Doutoramento da Universidade de Minho e coordenadores da Associação "Soy Niño, Sou Criança".

A preparação do projeto incluiu ações de formação semanais de sensibilização e de exploração prática, dentro e fora da escola em dinâmicas de trabalho cooperativo e inclusivo, sempre abertas a muitos desafios. Os autores do projeto consideram que "as crianças estiveram disponíveis e responderam, com amizade e agradecimento, ao ser tomadas em conta como indivíduos completos, com capacidades plenas e em igualdade de desfrute de direitos".

A exposição "Janelas de Luz para a Infância", estará aberta até finais do mês de junho nas instalações da Biblioteca Municipal e encerra com grande sucesso a fase piloto do Projeto Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil, realizado por esta Associação, com o apoio da Câmara Municipal de Ponte de Lima.