Mesa dos Quatro Abades em Ponte de Lima | 15 de junho, às 12h00

Sociedade
13 Junho 2014
Em Ponte de Lima a tradição mantém-se. Realiza-se no próximo domingo, 15 de junho, a Mesa dos Quatro Abades. A tradição remonta ao século XVII, à volta de uma mesa em granito que se apoia no marco divisório de quatro freguesias do Concelho de...
Em Ponte de Lima a tradição mantém-se. Realiza-se no próximo domingo, 15 de junho, a .

A tradição remonta ao século XVII, à volta de uma mesa em granito que se apoia no marco divisório de quatro freguesias do Concelho de Ponte de Lima, sendo elas Calheiros, Cepões, Bárrio e Vilar do Monte. A mesa é ladeada por quatro bancos também em granito, cada um assente no território de cada freguesia, onde outrora os representantes de cada paróquia sentavam-se para debater e resolver os mais diversos assuntos consultando os fiéis, que se encontravam ao seu redor.

Trata-se de um fórum popular com relevo para as questões ligadas ao desenvolvimento regional. Cabe aos autarcas das respetivas freguesias apresentarem as suas reivindicações ao Presidente da Câmara de Ponte de Lima, que preside a esta cerimónia tradicional.

Atualmente, esta secular tradição é organizada pelas juntas de freguesia, celebrando-se anualmente, no 3º domingo do mês de junho. A música tradicional portuguesa complementa este típico costume limiano.

O acesso à "Mesa dos Quatro Abades" no lugar da Veiga das Cartas é feito pelo lugar da Costa, freguesia de Vilar do Monte.

Coordenadas GPS:
Latitude: 41º49'54,905''N