Município de Ponte de Lima assume Presidência da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico

Autarquia
06 Junho 2014
O Município de Ponte de Lima assumiu a Direção da Presidência da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico.
O Município de Ponte de Lima assumiu a Direção da Presidência da Associação Portuguesa dos Municípios com .

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Engº Victor Mendes, no discurso da tomada de posse, que decorreu no dia 29 de maio, realçou o empenho da anterior Direção, prometendo dar continuidade ao trabalho que está a ser desenvolvido por esta Associação, "no sentido de criar sinergias entre os vários atores, públicos e privados, como forma de promoverem condições para a concretização dos investimentos na recuperação e revitalização nos Centros Históricos."

Consciente das dificuldades atuais, onde nem as autarquias locais, nem a administração central dispõem de verbas, o Presidente da Câmara de Ponte de Lima considera que é crucial insistir na viabilização das medidas de incentivo através de fundos comunitários. "Cabe-nos a nós insistir junto do Governo para que este assunto seja devidamente equacionado no que diz respeito aos programas e regulamentos que irão operacionalizar o próximo QREN."

Victor Mendes salientou o trabalho desenvolvido pelo Município de Ponte de Lima ao nível da Regeneração Urbana, no que se refere à requalificação e revitalização de edifícios e espaços públicos emblemáticos, e na implementação de medidas que promovam a recuperação do edificado privado, através do projeto e a criação de novas dinâmicas socioeconómicas, com o programa - Arrendamento Jovem no Centro Histórico.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima terminou desejando que as sinergias criadas, passem também pelo conhecimento, ou seja, "pelo incentivo ao intercâmbio e pela cooperação nacional e internacional, institucional ou particular, entre todos aqueles que detêm saber, interesse e experiências no âmbito da preservação, revitalização e dinamização dos Centros Históricos."