Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima 2014 já Abriu

03 Junho 2014
Abriu dia 30 de maio a 10ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima. As 11 novas criações e o jardim mais votado na edição do ano passado vão fazer a festa durante os próximos 5 meses. Inovador na ideia e no conceito...
Abriu dia 30 de maio a 10ª edição do de Ponte de Lima.

As 11 novas criações e o jardim mais votado na edição do ano passado vão fazer a festa durante os próximos 5 meses. Inovador na ideia e no conceito, o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, distinguiu-se ao longo desta 1ª década e conquistou o reconhecimento internacional como Festival Internacional de Jardins do Ano de 2013, prémio recebido em Toronto, no Canadá e atribuído por um júri conceituado em termos mundiais, sucedendo Ponte de Lima ao National Blossom Festival, que se realiza em Washington DC, nos Estados Unidos da América.

O Secretário de Estado de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Dr. Miguel de Castro Neto, presidiu à cerimónia oficial, considerando que este evento é um exemplo "Dou os meus parabéns ao Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, pelo 10.º aniversário que hoje comemora e pela sua relevância para o desenvolvimento da região. Esta iniciativa representa um exemplo para o país daquilo que deve ser a promoção de espaços públicos sustentáveis, associados à cultura e à qualidade de vida dos cidadãos. O Festival é mais um importante motivo para visitar Ponte de Lima e o Alto Minho."

Mais uma vez o festival recebeu candidaturas provenientes de diversas nacionalidades, contando este ano com criações de Itália, Brasil, Áustria, França, Alemanha, Polónia, Holanda, Espanha e Portugal.

No decorrer da abertura oficial, o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima inaugurou uma escultura exclusiva da autoria de Mestre João Cutileiro, sobre a qual o autor refere: "O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima é como que uma grande flor debruçada sobre nós".

No seu discurso oficial, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Engº Victor Mendes, realçou a importância do festival como fator de atratividade turística à Vila de Ponte de Lima e a toda região, considerando que se trata de um projeto sustentável a nível ambiental e económico, ressalvando o empenho e a dedicação dos técnicos do festival e do Município, que garantem a construção todas as criações propostas pelos autores.

"A Água no Jardim" é o tema da edição do próximo ano, estando as inscrições abertas até 31 de outubro, data de encerramento da presente subordinada ao tema "".

Consulte:

Álbum de fotografias