Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou adesão à Rede de Municípios Solidários

Ação Social
07 Maio 2014
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a adesão do Município à Rede de Municípios Solidários criada ao abrigo de uma cooperação estabelecida entre o governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

O referido protocolo visa disponibilizar fogos a baixo custo às vítimas de violência doméstica que recomeçam as suas vidas na comunidade após a sua saída das casas de abrigo.

Esta medida pretende auxiliar mulheres e seus filhos após o término da sua estadia temporária em casas de abrigo, cujo período máximo é de seis meses, uma vez que a maioria das mulheres se encontra numa situação económica frágil, muitas vezes auferindo apenas o salário mínimo nacional e, portanto, sem capacidade de suportar as despesas inerentes a uma vida autónoma.

As entidades aderentes comprometem-se a priorizar as vítimas de violência doméstica na atribuição de habitações sociais ou disponibilizar arrendamento de baixo custo, no momento de saída das casas de abrigo, e desta forma facilitar o processo de autonomização e o seu regresso à comunidade.