A Universidade e a Comunidade em Debate – UFP em Ponte de Lima promoveu o evento 'Do artesanal ao digital – o contributo das universidades'

23 Abril 2014
"Do artesanal ao digital - o contributo das Universidades", foi o tema do evento organizado pela Universidade Fernando Pessoa em Ponte de Lima, no passado dia 5 de abril, e que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Engº Victor Mendes, acompanhado pelo Vereador da Educação e Turismo, Dr. Paulo Sousa.

No âmbito dos Dias Europeus do Artesanato em Portugal, o evento teve como propósito divulgar a cultura limiana e promover a aproximação e a celebração de parcerias entre a universidade e a comunidade. Neste âmbito foi assinado um protocolo de colaboração entre a e a Associação de Artesãos de Ponte de Lima.

Um segundo painel reuniu-se para dar o seu contributo no âmbito da temática da interação comunidade/universidade. Após uma reflexão sobre as tradições associadas ao artesanato e a problematização do uso da tecnologia digital ao serviço da promoção e divulgação de produtos artesanais, bem como instrumento potenciador do saber ao serviço do conhecimento e da formação à distância, discutiu-se como o artesanato, ilustrado na Mostra dinamizada pela Associação de Artesãos de Ponte de Lima, e o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, representado na exposição dinamizada nas instalações da Universidade, se apresentam como dois estudos de caso de representações do global no local, e como potenciadores de emprego, formação, conhecimento e investigação.

Em paralelo, decorreu uma mostra de artesanato regional, uma exposição do Festival Internacional de Jardins, uma prova gastronómica dos sabores limianos, bem como um momento musical dinamizado pelas Spestuna e pela Associação de Tocadores de Concertina de Ponte de Lima.

A Exposição Festival Internacional de Jardins estará patente ao público, de segunda a sexta, até ao dia 2 de maio.

A galeria de fotos do evento pode ser visitada em http://doartesanatoaodigital.ufp.edu.pt/galeria-fotos.