Freguesias da Gemieira, Sá e Santa Cruz também já estão no Geoportal de Toponímia e Números de Polícia

Modernização Administrativa
01 Abril 2014

O Geoportal de Toponímia e Números de Polícia foi totalmente concebido pelo Município, tendo por base os processos de toponímia aprovados pela Câmara Municipal para cada uma das diferentes freguesias do concelho e os registos de números de polícia disponibilizados pelas juntas de freguesia. Esta informação foi reunida numa base de dados geográfica única para todo o concelho, e vai sendo enriquecida à medida que se vão aprovando novos processos de toponímia e atribuído/afixando novos números de polícia.

O sistema já disponibilizava dados sobre as freguesias (designação anterior à Reorganização Administrativa Territorial Autárquica que entrou em vigor a 30 de setembro de 2013) de Anais, Arca, Bertiandos, Boalhosa, Brandara, Cabaços, Cabração, Calvelo, Cepões, Estorãos, Feitosa, Fojo Lobal, Fornelos, Freixo, Friastelas, Gaifar, Gandra, Gondufe, Labruja, Mato, Moreira do Lima, Navió, Poiares, Queijada, Rebordões Santa Maria, Rebordões Souto, Sandiães, São Pedro d'Arcos, Seara, Serdedelo, Vilar das Almas, Vitorino dos Piães; sendo agora reforçado com as freguesias da Gemieira, Sá e Santa Cruz; encontrando-se em execução a freguesia de Ponte de Lima. As restantes freguesias serão integradas logo que estejam reunidas as condições citas anteriormente.

O Geoportal de Toponímia e Números de Polícia disponibilizado no repositório de geoportais municipais, em http://sig.cm-pontedelima.pt, desenvolvido sobre tecnologia que permite uma navegação amigável, rápida, dinâmica e intuitiva permite o acesso a informação essencial, tais como Número de Polícia, Coordenadas GPS, Tipo/Nome de Edifício, Topónimo, Código Postal, Tipo de Via, Designação e documento que em Reunião de Câmara aprovou o Topónimo.

Com a disponibilização deste serviço, passa a estar reunido num só local um conjunto de dados que estavam dispersos ou que simplesmente não existiam como informação geográfica. Trata-se de uma Base de Dados Geográfica que será o cerne do Sistema Municipal de Moradas, a implementar oportunamente e que permitirá aos mais diversos sistemas de gestão municipal utilizar uma única base de dados de moradas perfeitamente sistematizada e validada no terreno.