Exposição - Amélia Janny: célebre poetisa na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

18 Março 2014
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima apresenta durante este mês de março uma exposição que visa homenagear Amélia Janny, ilustre poetisa de descendência limiana, contemporânea de João de Deus e muito apreciada por Teixeira de Pascoaes...

A de Ponte de Lima apresenta durante este mês de março uma exposição que visa homenagear Amélia Janny, ilustre poetisa de descendência limiana, contemporânea de João de Deus e muito apreciada por Teixeira de Pascoaes e António Feliciano Castilho.

Integrada nas ações alusivas ao , que se assinala a 21 de março, a mostra decorrerá de 19 de março a 11 de maio, na Biblioteca Municipal, assinalando-se, desta forma, o 100º aniversário da sua morte divulgando a vida e obra desta autora "com sangue limarense nas veias".

Amélia Janny nasceu a 25 de fevereiro de 1841, em Coimbra. O seu pai biológico, António José Marques Correia Caldeira era natural de Ponte de Lima, na época estudante da Universidade de Coimbra.

Desde muito cedo que se dedicou à escrita de poesia, herdando o talento literário dos seus tios paternos. Amélia Janny herdou o talento literário dos irmãos Caldeiras. É herdeira direta dos talentos de seu tio, o malogrado poeta das Flores da Bíblia.

Sendo reconhecida por várias gerações académicas iniciou a sua vida literária quando foi apresentada a António Feliciano de Castilho, com apenas 14 anos de idade. Feliciano de Castilho prestou-lhe homenagem pública perante vários intelectuais da época e apelidou-a de «Musa do Mondego» ou «Nova Safo», ato que lhe valeu o reconhecimento. Cultivou amizade com escritores como Antero de Quental, Guerra Junqueiro, Teófilo Braga e Tomás Ribeiro.

A não perder exposição da célebre poetisa Amélia Janny na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, até 11 de maio. Visite de 2ª feira de tarde 6ª feira, entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 18h30. Aos sábados das 10h00 às 12h30.