'Um dia na Quinta Pedagógica de Pentieiros' - Semana da Floresta e da Água em Ponte de Lima

19 Março 2010
Dezenas de crianças do Centro Educativo de Refoios, da Escola Básica Integrada de Freixo, Jardim de Infância e a Eb1 de Bertiandos, participaram hoje numa ação intitulada "Um dia no Parque Florestal da Quinta Pedagógica de Pentieiros"...
Dezenas de crianças do Centro Educativo de Refoios, da Escola Básica Integrada de Freixo, Jardim de Infância e a Eb1 de Bertiandos, participaram hoje numa ação intitulada "", inserida no programa da Semana da Floresta e da Água, que o Município de Ponte de Lima em parceria com a Associação Florestal do Lima e o Lions Clube de Ponte de Lima, está a promover até ao dia 24 de março.

A receção aos participantes iniciou-se com a apresentação de um filme sobre a Floresta. Proteger, preservar e cuidar da floresta foi a ideia principal que todas as entidades envolvidas transmitiram aos participantes. A sessão contou ainda com a presença do Eurico - a Mascote da Floresta, que fez furor no meio da pequenada.

Seguiu-se uma ação de sensibilização, na qual cada entidade presente destacou as atividades que desempenha na defesa da Floresta. A GNR esteve presente com os GIPS - Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro e os SEPNA-Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente; Bombeiros Voluntários; Sapadores Florestais e a Equipa da Autoridade Florestal Nacional que explicaram como atuam numa situação de incêndio florestal, exemplificando com a exposição de material e equipamento.

Para amanhã, sábado dia 20, as ações da Semana da Floresta e da Água concentram-se no Projeto "Vamos Limpar Portugal". Ponte de Lima parceiro no Movimento cívico que tem como principal objetivo sensibilizar a sociedade portuguesa para a problemática da produção de resíduos e das lixeiras ilegais difusas pela floresta e matas portuguesas, associou-se desde a primeira hora ao convite do movimento.

O Município lançou o desafio a toda a comunidade, Juntas de Freguesia e entidades públicas e privadas com o objetivo de erradicar vários pontos críticos de lixo. Até ao momento estão confirmados cerca de 400 voluntários que vão intervir em 28 freguesias do Concelho.

Para mais informação, consulte: