Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Isabel Ventura - Encontro em Dois Momentos no Teatro Diogo Bernardes

Cultura
03 Março 2014
Na continuidade da programação definida para o ano em curso, pautada pela diversidade e inovação, no sentido de atracção e criação de novos públicos, o Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, apresenta a 7 de Março, pelas 21h30, Isabel Ventura...
Na continuidade da programação definida para o ano em curso, pautada pela diversidade e inovação, no sentido de atracção e criação de novos públicos, o , em Ponte de Lima, apresenta a 7 de Março, pelas 21h30, Isabel Ventura em Quinteto, com Isabel Ventura - voz; Marco Figueiredo - piano; José Carlos Barbosa - contrabaixo; Michel Marques - bateria; e Brian Tavares de Carvalho - trompete / fluegel.

As entradas são gratuitas e as reservas podem ser efectuadas pessoalmente na bilheteira do Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.

Isabel Ventura iniciou a sua actividade musical nos anos 80 ingressando no grupo Photograph, banda na área da música anglo-americana. Com este grupo participou em vários programas de televisão e espectáculos por todo o país.

Em 87 é convidada por Sérgio Castro a integrar o grupo Trabalhadores do Comércio, com quem viria a actuar em diversos espectáculos em Portugal e Espanha. No ano seguinte entra para o grupo rock GNR como segunda voz em concertos ao vivo, tanto em Portugal como em França.

Em 1989 participa no álbum Música Concreta da banda portuense Ban. Nesta altura colabora ainda na gravação do álbum El Desertor, do grupo Desertores, banda rock espanhola. Em 91 é convidada por Pedro Abrunhosa a integrar o grupo Máquina do Som, projecto que estaria na base dos Bandemónio.

O seu interesse por cantoras como Billy Holiday, Sarah Vaughan, Dee Dee Brigdewater e Dianne Reeves, atraem-na definitivamente para o Jazz. Participa com alguma frequência em diversas Jam-sessions e concertos com Carlos Azevedo, Paulo Barros, Paulo Gomes, Ricardo Fabini, George Letellier, Raul Marques, Diego Ebbeler, Eduardo Santos e José Luís Rego.

Desde essa altura, tem actuado por todo o país em diversos eventos ligados ao Jazz - destaque para o 4.º ciclo de Jazz da Guarda, Centro Cultural de Belém, Casa da Música no Porto, Festival Rota Jazz na Trofa, Porto Blue Jazz, Grande Auditório da Casa das Artes em Famalicão, 10.ª edição do Festival Internacional Douro Jazz: Teatro Ribeiro Conceição, Teatro de Vila Real e Teatro Municipal de Bragança.

"Encontro em Dois Momentos" é o seu mais recente trabalho em nome próprio. Um disco já muito elogiado pela crítica e em programas como "Cinco minutos de Jazz" de José Duarte e "Paixões Cruzadas" de António Macedo:

"... Um disco que me tem enchido os ouvidos e a alma... não me tenho cansado de o ouvir por causa da insinuante mas muito assertiva e bem temperada voz de Isabel Ventura...".

Voltar
 
- <