Seminário 'Serviços Florestais – Evolução e Repercussões nas Comunicações Locais'

18 Março 2010
O Município de Ponte de Lima, o Gabinete Florestal, a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, em parceria com a Associação Florestal do Lima e o Lions Clube de Ponte de Lima iniciam esta quinta-feira, a Semana da Floresta...

O Município de Ponte de Lima, o Gabinete Florestal, a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, em parceria com a Associação Florestal do Lima e o Lions Clube de Ponte de Lima iniciam esta quinta-feira, a .

Do extenso programa, a decorrer até ao dia 24, destacamos o seminário sobre a "Evolução e Repercussões nas Comunidades Locais", cujo objetivo é analisar a evolução que os Serviços Florestais foram sofrendo ao longo dos últimos anos, no sentido de aferir que consequências teve essa evolução nas comunidades locais e no território Florestal.

O primeiro painel, apresentado pelo Eng. Emídio Santos da Autoridade Florestal Nacional, debruçar-se-á sobre a história e a evolução dos Serviços Florestais. O tema seguinte - "Planos Regionais de Ordenamento Florestal e Planos de Utilização dos Baldios"- terá como palestrante o Professor João Bento do Departamento Florestal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A Diretora Executiva da Forestis- Associação Florestal de Portugal, Engenheira Rosário Alves, exporá o tema "Planos de Gestão Florestal e Zonas de Intervenção Florestal". O debate será moderado pela Engenheira Isabel Moreira da Silva, Gestora da Unidade Florestal de Portugal.

No final, os participantes serão convidados a se deslocarem, cerca das 18 horas, à Casa do Arnado - acompanhados por um guarda florestal a cavalo devidamente trajado - onde terá lugar a inauguração da exposição "Aspetos da Floresta".

Esta exposição apresenta um conjunto de cartazes sobre a Floresta, nomeadamente do Continente e das Ilhas, Madeira e Açores, e de trinta e dois países. Estarão ainda em exibição sementes, amostras de madeira de diferentes espécies, crachás, selos e canecas em louça, decorados com temas alusivos à Floresta. De realçar que desta mostra faz parte um espólio que outrora pertencia aos Serviços Florestais, como fardas dos antigos guardas florestais, sutas, telefone e alguma documentação.

A exposição estará patente ao público até dia 11 de abril.

O segundo dia da Semana da Floresta e da Água, será concentrado exclusivamente na Quinta Pedagógica de Pentieiros. A iniciativa dinamizada pelo Serviço Educativo da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos, conta com a participação dos GIPS, das Equipas de Proteção Florestal, Sapadores Florestais, Bombeiros Voluntários, Autoridade Florestal Nacional e o Lions Clube de Ponte de Lima, que irão explicar aos alunos presentes como atuam em caso de incêndio. Esta ação contará ainda com a presença de 120 alunos e do Eurico - a mascote da Floresta, culminando o dia com uma caça ao tesouro.