Feira do Ambiente e Energia de Ponte de Lima reforça projetos Municipais de cariz ambiental

11 Fevereiro 2014
A III Feira do Ambiente e Energia de Ponte de Lima, que decorreu este fim de semana na Expolima, apostou mais uma vez na valorização das potencialidades naturais do concelho.
A de Ponte de Lima, que decorreu este fim de semana na Expolima, apostou mais uma vez na valorização das potencialidades naturais do concelho.

O evento que superou o número de espaços disponíveis, apresentou soluções para a eficiência energética de cada habitação, reduzindo os impactos negativos no nosso planeta.

Os expositores que participaram nesta feira maioritariamente empresas do concelho, têm desenvolvido um trabalho enérgico em prol da implementação das energias renováveis, reforçando desta forma a imagem de Ponte de Lima, como um exemplo na preservação e defesa do meio ambiente. A par dos negócios, foi vantajosa a promoção e divulgação dos seus serviços e equipamentos.

Durante a Feira não faltaram os ateliês e as demonstrações de equipamentos ambientalmente sustentáveis, bem como a dinamização de um conjunto de atividades paralelas como a Campanha de Troca de Lâmpadas economizadoras já usadas por Lâmpadas novas; Conservar com Justiça, projeto dinamizado pela Área Protegida; Pegada Ecológica; Pony School; Pinchas, a mascote da Área Protegida que ajudou na campanha de recolha de tampinhas; O Champimóvel, projeto científico que visa divulgar a investigação biomédica junto dos mais novos; o Ori Foto Race, atividade dinâmica, segura e intensa que tem por base o reconhecimento paisagístico, cultural e arquitetónico do Centro Histórico da Vila de Ponte de Lima e o Concurso da Melhor Frase. A frase mais criativa e original recebeu como prémio uma Casa Solar.O concurso atribuiu o 1º lugar à seguinte frase:

"Para um bom ambiente ter, cuidar bem da natureza é o nosso dever. Para um ar puro sentir a pé ou de bicicleta devemos ir. Se isto conseguirmos seguir vamos estar sempre a sorrir." Autor: José Pedro Ribeiro Pereira, de Fontão - Centro Educativo das Lagoas

Foram ainda distinguidas mais duas frases, com duas menções honrosas:

"Se és amigo do ambiente não uses a lâmpada incandescente. Faz como eu, usa a lâmpada amiga do ambiente. Eu já troquei. E tu?" Autor: Rodrigo Malheiro, de Arcozelo - Centro Educativo de Arcozelo.

"O ambiente é de todos, por isso todos juntos podemos fazer mais e melhor. Se queres preservar o Mundo, não deites lixo para o chão!" Autor: José Afonso Ribeiro, de Ponte de Lima - Centro Educativo de Ponte de Lima.

A Feira do Ambiente e Energia de Ponte de Lima é organizada em parceria entre o Município de Ponte de Lima, a Associação Empresarial, Área Alto Minho e a Ancoreventos.