Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

'Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta' de 25 de janeiro a 9 de março

Cultura
22 Janeiro 2014
"Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta" é sinónimo de lazer, cultura e gastronomia. Ponte de Lima pretende mostrar-se como um destino ideal, repleto de potencialidades locais e regionais, impulsionando um conjunto de atividades que preservem...

"" é sinónimo de lazer, cultura e gastronomia. Ponte de Lima pretende mostrar-se como um destino ideal, repleto de potencialidades locais e regionais, impulsionando um conjunto de atividades que preservem a identidade cultural, ambiental e gastronómica.

Ao contrariar a tendência sazonal, mantendo a atratividade turística do concelho "em alta", estes eventos visam igualmente incentivar e criar novas oportunidades para a economia local, preservando e valorizando o que de melhor se faz no concelho.

A sustentabilidade económica deste Projeto baseia-se na sua vasta abrangência, face à oferta de condições especiais de estadia. Assim, no decorrer das feiras temáticas, de 25 de janeiro a 9 de março, vigorarão campanhas especiais de alojamento, com 15% de desconto, em Hotéis e Casas de Turismo aderentes, e a oferta do leite-creme por cada dose, nos restaurantes aderentes ao "Ponte de Lima em Alta".

Com uma atratividade natural e histórica incalculável, Ponte de Lima é um concelho de grandes eventos já reconhecidos a nível internacional, nomeadamente o Festival Internacional de Jardins, de 30 de maio a 31 de outubro; a tradicional Vaca das Cordas, a 20 de junho; a Feira do Cavalo, de 26 a 29 de junho e as típicas Feiras Novas, a Romaria de Noite e de Dia, de 12 a 15 de setembro.

A apresentação do projeto "Em época baixa Ponte de Lima em Alta" vai contar com a presença de parceiros da vizinha Galiza, nomeadamente, representantes institucionais, do tecido económico e empresarial do sector e Associações de Feiras. A cerimónia está agendada para o dia 31 de janeiro às 17h30, na Expolima, seguida da inauguração da III Feira do Bacalhau de Cebolada.


- 25 e 26 de janeiro

Verde Noivos é uma exposição destinada sobretudo a desafiar quem está em vésperas de casamento e todos aqueles que possam estar interessados em conhecer as empresas e marcas de Ponte de Lima que, com empenho, inovação e dinamismo, se dedicam em prol da indústria matrimonial.
Este evento, com a duração de um fim-de-semana, apresenta desfiles de noivas e variadíssimas propostas relacionadas com a indústria do casamento, desde a joalharia, animação, catering, decoração, estética, brindes, roupas, quintas, hotéis, fotografia, viagens, pirotécnia, viaturas, entre muitas outras, às quais se alia, ainda, um espaço de lazer.


- 31 janeiro a 2 de fevereiro

Neste fim-de-semana, celebra-se este autêntico pitéu enaltecendo o sabor autêntico do bacalhau. Não poderá deixar de juntar ao sabor intenso deste prato os magníficos loureiros da região, leves e frescos e assim encontrar a simbiose perfeita entre o vinho e a comida.

A par da degustação, o fiel amigo está representado na feira através de expositores, que apresentam um conjunto de espécies variadíssimas de Bacalhau, de alta qualidade.


- 7 a 9 de fevereiro

A preservação do ambiente é uma preocupação contínua na vila de Ponte de Lima. Desta forma, a organização de uma feira que apresente produtos, equipamentos e serviços que potenciem uma maior eficiência energética e um maior aproveitamento dos recursos energéticos renováveis é fundamental para promover a mudança de comportamentos, optimizar ou corrigir hábitos e, desta forma, contribuir para um mundo ambientalmente mais sustentável.
Nesta feira estão presentes empresas, universidades e outras escolas, entidades regionais e nacionais ligadas ao setor energético e ambiental, promovendo ateliês, demonstrações de equipamentos e serviços "amigos do ambiente". O evento disponibiliza produtos e serviços, para o mercado doméstico e profissional aliando, em paralelo, a componente pedagógica.


- 13 a 16 de fevereiro

A Festa da Gente Miúda é a única realização do género no concelho de Ponte de Lima, porventura, em todo o Alto Minho. Partindo de ateliês educativos, de diversão e de sensibilização para algumas temáticas importantes, a Festa compreende um espaço onde a magia e a imaginação infantil dão largas ao sonho e à criatividade.
Por entre espetáculos de dança, filmes e representações, a Festa da Gente Miúda tem momentos inesquecíveis com atividades para todos os gostos, onde crianças e adultos irão divertir-se sem preconceitos, num lugar ideal pensado para se proporcionar bons momentos em família.


Feira Gastronómica da Lampreia - 21 a 23 de fevereiro

A Lampreia do Rio Lima é muito apreciada pelos moradores, visitantes e turistas. Disponível desde o início de cada ano até ao final da primavera, este apreciado petisco pode ser cozinhado de diversas formas, com destaque para o Arroz de Lampreia e para a Lampreia à Bordalesa.
De preferência pela manhã, os pescadores limianos ocupam os seus lugares na margem do Lima e, com arte e perícia, tentam a sua sorte. Para uns é um desporto mas, para outros, é uma fase de muita azáfama, procurando rentabilizar e equilibrar o sustento familiar com esta atividade.
Confecionada na sua forma tradicional, a lampreia consta dos cardápios dos restaurantes do concelho, reavivando gostos e aromas de uma receita tipicamente portuguesa, pelo que não deve perder a oportunidade única de as apreciar no local de origem - Ponte de Lima.


Fins de semana gastronómicos do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima - 7 a 9 de março

A "Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho" procura promover e consolidar o ex-líbris da nossa gastronomia: o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima. O porco é uma das principais bases da cozinha limiana, desde a perna de porco às belouras, do chouriço de verde às farinhotas e outras delícias e aromas de deixar água na boca. A sobremesa tradicional é o leite-creme e o companheiro ideal é o vinhão, tinto especial da nossa região.

 

Notícia Grupo ES:

Ponte de Lima invita a los gallegos a la inauguración del programa de ocio, cultura y gastronomía del municipio y degustar el Bacalhau de Cebolada

Voltar
 
- <