Os Gigantes do Vale do Lima: 4 concelhos, 4 vultos universais, 4 cantos do mundo

22 Janeiro 2014
O Vale do Lima, conhecido pela singularidade do seu património e das lendas que protagoniza, é um dos principais destinos turísticos do norte do país, quer pela sua vivacidade cultural e artística ou pela riqueza histórica que encontramos em cada canto.

Relembrar personalidades de referência de cada concelho, promovendo e divulgando as potencialidades do Vale do Lima, é a principal missão do projeto A Rota dos Gigantes do Vale do Lima, iniciativa da ADRIL - .

A Rota dos Gigantes do Vale do Lima visa impulsionar de uma forma inovadora os quatro concelhos do Vale do Lima, destacando quatro figuras universais e originais dos concelhos de Ponte de Lima, Ponte da Barca, Viana do Castelo e Arcos de Valdevez.

Através da vertente cultural, esta campanha promocional recorda a vida e obra de cada personalidade reportando e evidenciando o seu concelho de origem.

Descubra os Gigantes do Vale do Lima.

Do concelho de Ponte de Lima a figura que se destaca é o Santo Beato Francisco Pacheco. Mensageiro da Companhia de Jesus, foi dos primeiros missionários jesuítas no Japão.

Da Ponte da Barca eleva-se o Navegador Fernão de Magalhães. Comandou a 1ª viagem de circum-navegação do planeta, provando que a terra é redonda.

De Viana do Castelo, apresenta-se o Descobridor João Álvaro Fagundes. Explorou e descobriu a Terra Nova no Atlântico Norte, importante zona de pesca do bacalhau.

Dos Arcos de Valdevez descobrimos o Inventor Padre Himalya. Inventou o Pireliófero, a himalaíte e realizou estudos científicos ligados às energias renováveis.

Ao lançar a Rota dos Gigantes do Vale do Lima, a ADRIL pretende dar a conhecer o Vale do Lima a toda a comunidade local e turística, direcionando a campanha para empresas de animação, no sentido de incluir esta rota como parte integrante das visitas a efetuar ao Vale do Lima.