Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova a criação do Centro de Interpretação do Território - Reunião de Câmara de 6 de janeiro

Autarquia
17 Janeiro 2014
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou na reunião de 6 de janeiro a aquisição de serviços de estudos antropológicos e produção de conteúdos para a criação do futuro Centro de Interpretação do Território.
A de Ponte de Lima aprovou na a aquisição de serviços de estudos antropológicos e produção de conteúdos para a criação do futuro Centro de Interpretação do Território.

O futuro Centro de Interpretação do Território pretende dar resposta a uma necessidade imperiosa de inventariação do património imaterial num dos territórios de singular importância do Alto Minho visando a salvaguarda do património imaterial neste território.

A investigação, identificação, recolha vídeo e áudio abordará seis grandes temáticas: o trabalho da terra, a produção de linho, e a importância do seu resultado na vida da comunidade, o pão, produção e enquadramento social, a produção do vinho, o trabalho com os animais na agricultura, sistemas de atrelagem e a relação animal/homem, o pastoreio e a vida nas montanhas. Estes temas permitirão abranger a vida da comunidade minhota, não só na perspetiva económica mas em particular nas suas múltiplas diversidades culturais.

O Estudo a que se refere a deliberação diz respeito exatamente à recolha de testemunhos, relativos às seis áreas temáticas definidas, de forma a criar um repositório de conteúdos que pretendemos, posteriormente, ver integrados no Inventário Nacional do Património Imaterial.

O Executivo Municipal aprovou ainda a celebração de um protocolo de cooperação com a .

O protocolo visa a cedência, por parte do Município, de uma sala de formação com as características próprias para a realização de ações de formação promovidas pela Associação Florestal do Lima.

Por sua vez a Associação Florestal do Lima assegurará a disponibilização na sala de formação dos equipamentos necessários para o decurso das respetivas ações de formação.

Consulte: