Semana da Floresta e da Água - 18 a 24 de março

16 Março 2010
Seminários, Exposições, Workshops, atividades na Área Protegida e a participação no projeto "Vamos limpar Portugal", são as principais ações a realizar em Ponte de Lima, de 18 a 24 de março, no âmbito da Semana da Floresta (21/03), e da Água...
Seminários, Exposições, Workshops, atividades na Área Protegida e a participação no projeto "Vamos limpar Portugal", são as principais ações a realizar em Ponte de Lima, de 18 a 24 de março, no âmbito da .

A iniciativa é do Município de Ponte de Lima, dinamizada através do e Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, em parceria com a Associação Florestal do Lima e o Lions Clube de Ponte de Lima. Concentrar as atividades alusivas a esta temática numa semana, bem como envolver os restantes parceiros, que anualmente assinalam estas efemérides, no sentido de provocar um maior impacto, uma maior atenção para a defesa do nosso meio ambiente é a principal missão desta iniciativa.

A semana da Floresta e da Água arranca oficialmente com a realização de um seminário subordinado ao tema "", cujo objetivo é analisar a evolução que os Serviços Florestais foram sofrendo ao longo dos últimos anos, no sentido de aferir que consequências/repercussões teve essa evolução nas comunidades locais e no território Florestal.

Após o seminário que vai decorrer a partir das 14 horas, no Auditório Municipal, a , além da Ponte, abre portas para receber a exposição "Aspetos da Floresta". Trata-se de uma mostra de cartazes relacionados sobre a Floresta, nomeadamente do Continente e das Ilhas, Madeira e Açores, e de trinta e dois países. Estarão ainda em exposição sementes, amostras de madeira de diferentes espécies, crachás, selos e canecas em louça, decorados com temas alusivos à Floresta. De realçar que esta exposição conta ainda com algum espólio que outrora pertencia aos Serviços Florestais, como fardas dos antigos guardas florestais, sutas, telefone e alguma documentação.

A exposição a inaugurar às 18 horas, ficará patente ao público até dia 11 de abril.

No dia 19, o programa inclui "Um dia no Parque Florestal da Quinta Pedagógica de Pentieiros". Esta ação conta com uma demonstração no parque florestal, nomeadamente com a intervenção dos GIPS, das Equipas de Proteção Florestal, Sapadores Florestais, Bombeiros Voluntários, Autoridade Florestal Nacional e o Lions Clube de Ponte de Lima. Para sensibilizar os mais jovens, vai participar nesta atividade o Eurico - a mascote da Floresta, culminando este dia com uma caça ao tesouro.

'Vamos Limpar Portugal'

Um dos grandes momentos desta semana, em defesa do meio ambiente é a participação do Município de Ponte de Lima no projeto nacional "Vamos Limpar Portugal". Ponte de Lima associou-se deste a primeira hora ao convite do movimento, que pretende erradicar todas as lixeiras existentes por todo o pais.

O Município consciente da importância desta iniciativa, integrou na Semana dedicada à Floresta e à Água, como forma de levar a toda a comunidade esta mensagem de que depende de cada um nós fazer algo pelo futuro do nosso planeta. Participar, divulgar, apoiar, fornecer material e envolver diferentes entidades nesta iniciativa, são as ações que o Município está a levar a cabo para cumprir este projeto "Vamos Limpar Portugal".

O dia 22 de março, Dia da Água apresenta um workshop sobre a "Ciência Viva sobre a Água", no Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas. Segue-se no dia seguinte mais um encontro acerca da "Engenharia Natural: Uma Ferramenta para a Recuperação da Paisagem, dos Deslizamentos dos Taludes e o Controlo da Erosão depois dos Incêndios".

As atividades encerram no dia 24 de março com duas apresentações "Eu sou Vigilante da Floresta" iniciativa do Lions Clube de Ponte de Lima, seguindo-se a apresentação de mais um projeto de âmbito nacional o "GreenCork" da Quercus.

Integrado num projeto de recolha de resíduos, o "GreenCork" incide sobre a recolha das rolhas de cortiça. Recuperar e promover a tradicional rolha de cortiça é o seu principal objetivo, sendo a sua reciclagem utilizada na elaboração de outros materiais, nomeadamente para áreas como a construção civil e a industria automóvel.

Em Ponte de Lima este projeto está a ser desenvolvido pelo Município, através do Serviço da Área Protegida, atuando junto da comunidade escolar, e em parceria com o projeto "" sendo a sua área de intervenção a restauração.

Semana da Floresta e da Água - 18 a 24 de março