'A Conspiração dos Fidalgos' na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima a 13 de dezembro

10 Dezembro 2013
Realiza-se na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, na próxima sexta feira, dia 13, a apresentação do livro "A Conspiração dos Fidalgos" da autoria de Alexandre Rocha.
Realiza-se na de Ponte de Lima, na próxima sexta-feira, dia 13, a apresentação do livro "A Conspiração dos Fidalgos" da autoria de Alexandre Rocha.

Natural do Rio de Janeiro, onde nasceu no seio de uma família portuguesa, atualmente é gestor do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho. Para além das suas competências em informática e design, Alexandre Rocha revelou-se como escritor, ao publicar este romance histórico.

Licenciado em Comunicação pela Universidade do Minho, tem publicado em diversas seções do Jornal de Notícias, Correio do Minho e Diário do Minho, sem, no entanto, abandonar as atividades no ramo informático.

O interesse pela escrita despontou desde cedo, publicando o que seria o seu primeiro romance ainda na adolescência, na seção de arte e cultura da feira de tecnologia da sua escola técnica. Entre as temáticas que lhe despertam maior interesse encontram-se o ensaio, a literatura histórica, militar e também o realismo fantástico, áreas que sintetiza em A Conspiração dos Fidalgos.

A trama passa-se sobre um período dado das Histórias de Portugal e do Brasil, entre os séculos XVIII e XIX, em que o autor compõe personagens, reconstituiu cenários e atmosferas entrelaçando factos e fantasia no decurso da narrativa, destacando da sombra o herói Miguel Herculano. A vida na casa senhorial é tratada, lado a lado, e com o mesmo pormenor da vida na sanzala afro-brasileira. Definindo-se, a cada capítulo, esta personagem vem levantar grandes questões que chegam a tocar o leitor de hoje. Por outro lado, é envolvido na famosa "Conspiração dos Fidalgos" da corte de D. João VI.