Município de Ponte de Lima aposta na redução dos consumos energéticos dos equipamentos Municipais

Autarquia
03 Dezembro 2013
Entre o Município de Ponte de Lima e o ON.2 - O Novo Norte foi recentemente assinado o Contrato de Financiamento para a execução do projeto "PISCINA DE ARCA | Upgrade energético-ambiental", através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional...

Entre o e o ON.2 - O Novo Norte foi recentemente assinado o Contrato de Financiamento para a execução do projeto "PISCINA DE ARCA | Upgrade energético-ambiental", através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com uma taxa de cofinanciamento de 85%.

A Operação em causa irá permitir a implementação de um conjunto de medidas de eficiência energética e de aproveitamento de fontes de energia renováveis, prioritárias no âmbito do Plano de Ação para a Promoção da Energia Sustentável no Norte de Portugal.

Esta intervenção, com um investimento total de 312.827,00 €, integra-se na política de redução dos consumos energéticos de alguns equipamentos municipais, designadamente das , prosseguida pela autarquia para os próximos anos e que visa despoletar uma progressiva melhoria do desempenho energético-ambiental do património edificado do Concelho de Ponte de Lima.

Importa referir que a implementação de todas as medidas preconizadas permitirá uma redução no consumo energético de aproximadamente 50%, uma economia anual de aproximadamente 20.000€/ano, uma Classificação Energética futura "B" e uma redução das emissões de CO2 em, aproximadamente, 103 tonCO2/ano.

O Município aguarda, neste momento, que a candidatura submetida para a piscina de Freixo, com a designação de "PISCINA DE FREIXO | Upgrade energético-ambiental", mereça, também ela, aprovação por parte da Entidade Gestora do ON2.