Deliberações da Reunião de Câmara de 8 de março

Autarquia
10 Março 2010
A Câmara Municipal de Ponte de Lima em reunião realizada no dia 8 de março, aprovou a aquisição de um imóvel no Lugar de Cerquido, na Freguesia de Estorãos.

Câmara Municipal de Ponte de Lima Adquire Imóvel no Lugar de Cerquido

Câmara Municipal de Ponte de Lima em reunião realizada no dia 8 de março, aprovou a aquisição de um imóvel no Lugar de Cerquido, na Freguesia de Estorãos

A aquisição deste imóvel insere-se num plano de requalificação do espaço público e das edificações públicas e privadas no lugar de Cerquido, com o objetivo de conferir uma maior qualidade garantindo a preservação das suas características originais.

projeto enquadra-se no programa de financiamento PRODER - Aldeias de Montanha, e pretende criar condições para a dinamização da atividade de lazer de montanha e turismo rural. Para além da preservação e requalificação do lugar de Cerquido, o projeto visa criar condições de desenvolvimento local baseado na oferta de alojamento com características rurais, bem como a venda de produtos locais.

Inserido neste plano de promoção dos recursos endógenos do Concelho, o executivo aprovou ainda a aquisição de 500 exemplares do livro; o Garrano; a publicar durante a realização da IV da Feira do Cavalo de Ponte de Lima, a decorrer de 24 a 27 de junho. Sendo uma raça autóctone utilizada desde há muitos séculos, hoje em dia o Garrano é uma raça protegida devido ao risco de extinção, encontrando-se por isso muito poucos no meio selvagem e na posse de muitos criadores que procuram valorizar e recuperar esta raça tão nobre. Como mais um ícone da história e tradições minhotas, o Garrano é já considerado um símbolo cultural, podendo por isso associar-se aos produtos tradicionais do Concelho.