IV Abraço ao Rio Lima - Ponte de Lima celebrou o Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso

01 Outubro 2013
O Município de Ponte de Lima celebrou esta terça feira o Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso, promovendo pela quarta vez consecutiva o Abraço ao Rio Lima.
O Município de Ponte de Lima celebrou esta terça feira o e o , promovendo pela quarta vez consecutiva o Abraço ao Rio Lima.

A ação dirigida aos mais novos e aos mais velhos promoveu um encontro intergeracional, contando com a participação dos utentes de instituições de apoio à terceira idade, como a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima; Centro Comunitário de Refoios, Casa de Caridade de Ponte de Lima; Centro Paroquial e Social de Fornelos e Centro Social de S. Martinho da Gandra.

Ao nível da comunidade escolar destaque para a presença de um grupo de 100 crianças e professores de Xinzo de Limia, localidade galega onde nasce o Rio Lima, na Serra de S. Mamede, geminada com Ponte de Lima; e dos Centros Educativos de Ponte de Lima, das Lagoas, da Ribeira, da Correlhã e o Jardim de Infância de Brandara, totalizando cerca de 1200 participantes.

De realçar a colaboração de outras instituições, nomeadamente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima e da Unidade de Saúde Familiar Lethes que unem esforços no sentido de alertar e sensibilizar para a necessidade da preservação do recurso hídrico mais importante do concelho de Ponte de Lima.

A par da ação simbólica que é o Abraço ao rio Lima, esta iniciativa também promoveu um Pedypaper denominado "rio lima", enquanto os alunos do ensino especial e os séniores participaram numa ação preparada pela Unidade de Saúde Familiar Lethes, sobre a água na saúde.

Por sua vez os alunos do Curso de Animação Sócio Cultural da Escola Secundária de Ponte de Lima fizeram pinturas faciais ao longo da manhã com os vários grupos.

O Abraço ao Rio Lima, registou-se ao meio-dia com dezenas de crianças e utentes de instituições de acolhimento Sénior, a unirem simbolicamente as duas margens do Rio Lima, com palmas e felicitações ao Lima.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes, acompanhado pela Vereadora do Ambiente, Eng. Estela Almeida, marcou presença na iniciativa como forma de mostrar a importância desta ação e do .