Grande Trail da Serra D'Arga de 28 a 29 de setembro

27 Setembro 2013
O Municípiode Ponte de Lima, associa-se aos Municípios de Caminha e Viana do Castelo, apoiando um dos maiores eventos desportivos realizado no Alto Minho.

O é organizado pelo atleta Carlos Sá com a colaboração da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Caminha, Viana do Castelo e as Juntas de freguesia de Dem, São Lourenço da Montaria, Estorãos, Arga de cima, Arga de Baixo, Moreira do Lima e o clube Desnível Positivo.

As competições têm início na freguesia de Dem. Os atletas inscritos no ultra trail são os primeiros a partir, pelas 8h00 e vão fazer um percurso de 45 km. Às 10h arrancam os inscritos no trail longo (21km) e trail curto/caminhada (13km). Pelas 10h15 começa a segunda edição do II trail jovem e trail para crianças com deficiência.

Os atletas vão passar pelas freguesias de S. João d'Arga, incluindo o Mosteiro de S. João de Arga, Arga de Baixo, Arga de Cima, Cerquido e S. Lourenço da Montaria, sendo que os primeiros começam a chegar a Dem pelas 11h. Às 15h30 é a entrega de prémios.

Esta III edição do Grande Trail Serra D'Arga integra o encerramento do Campeonato Nacional de Trail e Ultra Trail e conta como prova qualificativa do Ultra Trail de Mont-Blanc, prova rainha das ultramaratonas.

Falar do Grande Trail Serra D'Arga não é só falar de desporto, a organização tem uma preocupação ambiental muito grande, para reduzir o impacto no ambiente provocado por estes eventos de massas, os atletas são obrigados a ter o seu próprio copo de plástico para utilizar nos abastecimentos, assim consegue-se poupar mais de 30.000 copos que iriam para o lixo. Também foi decidido que neste meio a preservar, serão plantadas 2000 árvores todos os anos pela organização, espera-se que com esta ação daqui a alguns anos a Serra tenha outra vida.

A edição do ano passado esgotou as inscrições e trouxe à região 1200 atletas, prevendo-se que este ano atinja os 2000 participantes.